AMIGOS - DENISE FRANÇA

CURITIBA, 20 DE JULHO DE 2012.

HOJE, DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE.

Sou AMIGA. Passo a maior parte do tempo sózinha. Principalmente em datas significativas. Estou em muitos lugares, conheço muitas e muitas pessoas.... Considero a amizade, o valor da amizade, importantíssimo para  qualquer pessoa. Embora eu seja uma pessoa acessível, carinhosa, honesta, prestativa, não tenho muitos amigos, tenho alguns amigos de longa data.
Lembro-me agora de um GRANDE AMIGO, GILBERTO, época da Escola Técnica, CEFET, eu fazia Decoração e ele fazia Mecânica.
Como nos conhecemos?  Ele olhou para mim, me achava muito parecida com a JANIS JOPLIN. Outras pessoas achavam isso também. O meu espírito é certamente semelhante ao dela. E começamos a amizade, e frequentávamos o BAR DA DONA ROSELI E SEU ITAMAR, na esquina, em frente ao CEFET. 
Amizade linda e maravilhosa, eu e ele, gostávamos de literatura, filosofia, fazíamos longas caminhadas através da madrugada, conversando sobre a VIDA, sobre o que líamos, sobre o que achávamos, sobre o ser-humano, sobre as nossas vidas, e sempre, SEMPRE, em tudo o que dizíamos, prezávamos a HONESTIDADE.  HONESTIDADE DE SI PARA SI, E HONESTIDADE COM AS DEMAIS PESSOAS.
GILBERTO se vestia com uma túnica da aeronáutica, seu pai era do Exército da Aeronáutica. Gostava e sabia apreciar rock, me ensinou a gostar do rock, como PINK FLOYD, por exemplo.
Nós vínhamos aqui para casa, ficávamos fechados no quarto, escutando música e conversando.... Ou então,  frequentávamos a casa de outros amigos, e ouvíamos música, conversávamos muito mesmo. Era uma amizade muitooo gostosa.
GILBERTO, gostaria de lembrar o sobrenome dele para procurar na internet, mas infelizmente, não me recordo... GILBERTO era excepcionalmente inteligente, e buscava o conhecimento, assim como muitos filósofos, cientistas, ele fazia a leitura de um autor, e analisava pacientemente a obra, nós dois discutíamos, víamos as contradições, a coerência, e era uma grande alegria para ambos, quando conseguíamos captar aquilo que a obra dizia, quando compreendíamos um texto difícil....
A CADA PASSO DESTA AMIZADE, percorríamos a VERDADE, a VIDA, o Amor. GILBERTO se interessava por tudo o que eu dizia, e escrevia. Ele lia atentamente os meus textos, com um cuidado, uma sensibilidade, que me deixava comovida pela atenção real e sincera.
GRANDE AMIGO, VERDADEIRO AMIGO. Esta amizade me provoca muitas SAUDADES....
SAUDADES PORQUE AGORA EU NÃO RECONHEÇO MAIS O MESMO EFEITO, A MESMA QUALIDADE, A MESMA CAUSALIDADE NOS AMIGOS OU NAS PESSOAS QUE CONHEÇO atualmente...
As vezes me pergunto porquê os amigos são assim tão frágeis, tão sugestionáveis.... Porque se preocupam tanto com os bens materiais, e o status, em particular, do que uma conversa  autêntica e sincera....
As pessoas me parecem se distanciar da AMIZADE,  se distanciar por medo da aproximação mais sensivel com alguém. 
A presença de GILBERTO  era uma presença EFETIVA. A minha presença na vida dele, também.

Agradeço a ele, tantas e tantas horas de conversa, de fluidez, de empatia, de carinho, atenção, cuidado, ousadia, amor. AMOR AMIGO, sem medo da vida. 
Sem medo de viver, nós seguimos os dois, andando pelas ruas de CURITIBA. Muitas e muitas madrugadas, jogamos sinuca nos bares, bebemos juntos, enchemos a cara, a única coisa que nós dois não nos permitíamos fazer: MENTIR.
Nós dois, eu e o Gilberto, não sabíamos mentir. A HIPOCRISIA nunca fez parte da nossa vida. 

Eu tive amigos OUSADOS, HONESTOS, FODIDOS, SINCEROS, INTELIGENTES, HUMANOS, SOBRETUDO HUMANOS, sem falso moralismo, sem dinheiro.... 
Como isso é bom.... 
A PRESENÇA DE UM AMIGO, mesmo depois de longo tempo, mesmo depois da distância, nunca nos deixa sozinhos, nem isolados, porque as lembranças ao lado de um verdadeiro amigo, são as melhores, são lembranças de vida. SÃO SITUAÇÕES E FATOS, ACONTECIMENTOS VIVIDOS AO LADO DESTE AMIGO OU DAQUELE AMIGO,  que testemunham a VERACIDADE DA NOSSA VIDA!!!

A MINHA AMIZADE É LEAL, SINCERA, VERDADEIRA....  SIGO ATÉ O FIM, AO LADO DE UM AMIGO. 



Comentários

Postagens mais visitadas