A COMPOSIÇÃO DO BEIJO (19) - DENISE FRANÇA

Curitiba, 23 de julho de 2012.

"ENSAIO DE LUZES" (ficção):  TEXTO DEDICADO AO DOUTOR FLÁVIO GIKOVATE.

INSPIRAÇÃO DÉCIMA NONA:  VERMELHO


Sou apaixonada pela vida. O que me produz alegria, quando vejo um músico tocar, quando leio uma passagem de uma obra e me emociono, quando brinco de bola, quando estou com meus cachorros sozinha e tranquila, quando ando quilômetros e quilômetros, quando faço exercício, quanto tiro uma foto, e acho linda. Quando escrevo, escrever é uma grande alegria para mim...
Embora eu acorde todos os dias, e faça o mesmo serviço, e retorne as mesmas atividades, nada é a mesma coisa, porque hoje é um OUTRO DIA.
Se eu repetir incansavelmente a cópia de uma melodia, sempre vai ser outra coisa. Os ciclos da vida são assim. E assim eles nos informam, e nos dão uma REFERÊNCIA, nos apontam uma direção.
Todas as pessoas são ESPECIAIS. Toda as pessoas são especiais... Ando pelas ruas, e alguém me cumprimenta, me chama pelo nome: Denise!!!  Isso me causa alegria.
Um dia, andava pelo Jardim Shaffer, bairro nobre aqui em Curitiba, colocando folders da loja de uma amiga, nas caixas de correio. De repente, eu escutei: Oi Denise, quê de a bike??? Olhei, e vi, era um carrinheiro que catava papel ali, me reconheceu... Isso me deixou alegre.

Não pensem que as pessoas que me cumprimentam com entusiasmo são as pessoas da família... Não, não são. As pessoas que me cumprimentam com entusiasmo são essas raras e especiais pessoas, que um dia eu conheci em algum lugar desta cidade, e troquei palavras, ou joguei bola, essas pessoas estiveram presentes na minha vida, e na minha passagem neste ou naquele lugar.

Foram tratadas com RESPEITO. Desta forma eu entendo o respeito: não sou melhor do que ninguém. NÃO ESTOU ACIMA OU ABAIXO DE NINGUÉM.... eu não obedeço a ninguém... e nada me pertence  nesta vida.

Estava numa cancha de areia, na Praça Nossa Senhora Salete, Centro Cívico, dando chutes, fazendo o meu treinamento. Quando então, outro carrinheiro parou, e ficou olhando... Eu disse: quer chutar aqui??? Venha.... O cara era um homem forte, mulato, sorridente ele entrou na cancha... O sujeito disse: CHUTE GOL A GOL???  E eu disse: BELEZA!!!

O cara era bom de bola, e eu quase sucumbi.... Mas o que me encantou nele, o respeito. Ficamos ali mais de uma hora brincando, e ele estava alegre e feliz, e eu também... ISSO ME BASTA. O resto não me importa. Não me importa o que as pessoas pensam de mim, me importa a vida, e o valor da pessoa humana.
E por isso mesmo, sinto tanto carinho pela humildade e pelas pessoas do povo... Não subestimo a vida e a experiência de vida de uma pessoa que vive em uma favela, ou a vida de um sujeito que cursou a Universidade, doutorando... Me desculpem, mas a minha EXPERIÊNCIA DE VIDA é esta, e isto eu aprendi vivendo, e deixando de lado todos os preconceitos e valores furados que não tem validade nenhuma como VERDADE.

Aterrizei  minha cabeça em seu ombro, GIKOVATE e chorei, me deu vontade de chorar... As nossas emoções eram declaradas com autenticidade. Ele segurou meu queixo, me abasteceu com um beijo, secou minhas lágrimas e nos deitamos na cama, escutamos o silêncio, assimilamos a dor, nos confortamos desta tristeza passageira um nos braços do outro.


Comentários

Postagens mais visitadas