A COMPOSIÇÃO DO BEIJO (20) - DENISE FRANÇA

Curitiba, 27 de julho de 2012.

"ENSAIO DE LUZES" (FICÇÃO): TEXTO DEDICADO AO DOUTOR FLÁVIO GIKOVATE.

INSPIRAÇÃO VIGÉSIMA: ROSA CHOQUE.

Dois mundos...  Sem dúvida alguma, a minha realidade era muito diferente daquela em que vivia Gikovate.
Mas, só quem ama pode responder como dois mundos tão diferentes se encontram e se comunicam.
A platéia de Gikovate, seus leitores, eram inúmeros e ecléticos...
Desde sempre, me consideravam uma pessoa exótica, diferente, e desde sempre eu me observara também, com um olhar à distância e me considero uma pessoa diferente, fora dos padrões habituais. Não me sinto estranha a mim mesma, muito pelo contrário, gosto do meu jeito, curto a minha pessoa. Não tenho necessidade de bajulação, nem de grupos ao meu redor, a minha companhia é agradável...
Talvez por isso, o choque de dois mundos, não tenha comprometido o olhar de Gikovate. Ele me olhou com outros olhos desde o início. Sentiu e sorveu a minha presença, o olhar que também o observara.
De lá onde estava, listava meus olhares, minha dinâmica pessoal. Aliás, em alguns casos, a distância serve para salvaguardar a nossa observação, e nos dá senso e sensibilidade para a leitura de signos, sinais, significados.
Essa empatia, e esta permissão as vezes antecede nossa consciência. Mas sempre fui uma pessoa intuitiva e de bom senso. A diferença entre uma presença na platéia e uma presença de fato vem do conhecimento que temos daquela pessoa, mesmo que não a conheçamos intimamente, e vem da nossa postura, saber que também temos importância e conhecimento, sem diminuir ou desvalorizar nossa capacidade.
Jamais me julguei imprescindível, não sinto necessidade de aparentar algo que não sou. Apenas a minha presença revela aquilo que sou e o que sou é aquilo que faço. Independente daquilo que tenho.
Gikovate era sensível para perceber essa diferença. Outros homens ou uma grande parte deles, não consegue estabelecer esta diferença, e muitas coisas são perdidas, sentimentos e pessoas importantes, amizades reais, em razão desta supervalorização do status...






Comentários

Postagens mais visitadas