CARACTERIZANDO SITUAÇÕES - DENISE FRANÇA

Curitiba, 13 de agosto de 2012.

OBSERVAÇÃO AO TEXTO DE FLÁVIO GIKOVATE: DINHEIRO E SUCESSO, ESFORÇO, DESEMPENHO....

Ah Doutor Flávio Gikovate, o que o dinheiro não é capaz de fazer, não é mesmo????

Dia dos Pais, minha irmã Beti Paulista, é uma arquiteta famosíssima, trabalha na Prefeitura de São Paulo. Elisabete França mora no Bairro Santa Cecília.  Duas vezes por ano ela faz uma visita para nós curitibanos.... Porque sua vida é muito atribulada, viagens ao exterior, palestras, etc e tal. Que beleza, e desejo a ela ainda mais sucesso!!!!

Eu, acordo todos os dias, as 5hs da manhã, e me perguntam: "Mas pra que acorda essa hora"??? Ora bolas, eu acordo esta hora para ficar de quatro e pastar... Acordo a esta hora, para ter mais tempo para fazer tudo o que faço.  Esta disciplina já leva muitas décadas... Levanto e faço todo o trabalho doméstico. Minha mãe tem 78 anos de idade, e meu pai, 83 anos... Moro aqui, e esta é minha casa. Não moro com os meus pais e vivo as custas deles... Moro aqui, porque desde que me separei, há muito tempo, assumi esse serviço doméstico, e outros, como cuidar de crianças, não as minhas, e cuidar de cachorros, os meus e de outros, e estar aqui porque a minha consciência diz que é necessário cuidar de pessoas idosas, e eu um dia também vou ficar velha como todo mundo.... É o tal do SEMANCOL, que para mim, e na minha vida, não falta.... E outras atividades, de todos os tipos...

A tarde, faço outro tipo de coisas, cuido do jardim, quando me sobra tempo, faço as minhas coisas, crio, escrevo, produzo videos, desenho... canto. E a noite, já fazem 5 anos, eu estudo. Por que estudo???? Tenho 48 anos e gosto de aprender, sempre gostei de estudar, e a convivência com as pessoas no dia a dia faz parte do meu trabalho. TRABALHO DE VIDA não é profissão.  Eu estou aqui, de repente estou em outro lugar, e de repente, estou em outro lugar, ora bolas, EU SEI O QUE FAÇO E PORQUÊ FAÇO. ESTOU ONDE TENHO QUE ESTAR...

Mas, coloquei estas duas situações, porque estão e tem a ver com o que o Doutor Gikovate escreveu. Penso em minha irmã, é uma pessoa de SUCESSO, mas em nenhum momento, desejo ser igual a ela, ou tenho inveja daquilo que ela conquistou.... NÃO CONSIGO SENTIR INVEJA DAS PESSOAS...

Eu gosto de mim exatamente do jeito que sou,  as coisas simples que faço no decorrer do dia, o ano inteiro, andar no jardim descalça, ficar junto a minhas cachorras, ouvir música, cantar, andar... brincar, enfim. A ÚNICA COISA QUE REALMENTE ME TIRA DO SÉRIO, são alfinetadas que levo dela, quando vem para cá, e de outras pessoas que visitam esta casa.... Pessoas que se sentem no direito de olhar para mim e dizer:  "DENISE, O QUE VOCÊ FAZ???"  Não precisa ser nenhum expert para saber que essas pessoas estão se referindo ao dinheiro....

E essas pessoas em seu dia a dia são chatas, materialistas, pegam o carro e se deslocam até a outra esquina para comprar pão. Não fazem muito ESFORÇO...  Sentam-se á mesa do café, riem, falam coisas banalizadas, e depois levantam da mesa e não são capazes de fazer esse ESFORÇO TERRÍVEL de lavar o seu pires de café.... É UM ESFORÇO FENOMENAL PARA ALGUMAS PESSOAS FAZER QUALQUER TIPO DE SERVIÇO QUE APARENTE UM STATUS INFERIOR, COMO O SERVIÇO DOMÉSTICO.... No entanto, alguém tem que fazer esse trabalho, o de limpeza da privada, o de limpeza das ruas, o de limpeza das foças,  o de construção das casas, e por ai vai.... São pessoas humanas que fazer esse trabalho....

Também não tenho nenhuma inveja das pessoas que frequentam esta casa e a convivência é pacífica.... Mas, eu percebo o FUNCIONAMENTO disso tudo, e com certeza, não posso negar, existem pessoas generosas e pessoas egoístas...

Não, eu não sou generosa, eu sou JUSTA, JUSTÍSSIMA... E para chegar a termos uma compreensão do que é justo e do que não é justo, vai sim um longo caminho....
Não sou do mesmo modo, masoquista, ai coitadinha de mim.... Não não sou. E não gosto de jogos e fantasias sadomasoquistas, como essas que tentam sistematicamente armar, dando alfinetadas e o ar de superioridade em razão do dinheiro, e coisas do tipo, MENOSPREZANDO O REAL ESFORÇO DE UMA PESSOA. Eu não faço isso com pessoas que dão as tripas coração para alicerçar as bases de sua vida, e de outras vidas.... Não brinco com o SUOR E O SANGUE ALHEIO...
Não existe ESFORÇO numa profissão, que seja desnecessário. O trabalho, é trabalho. Seja intelectual ou físico, exige esforço e dedicação, concentração e disciplina....

O STATUS MATERIAL seja ele alcançado em razão da profissão, ou em razão do dinheiro pura e simplesmente, não tem significado, não faz parte da minha vida. Não é por ai que eu sigo... Mas como convivemos com outras pessoas no dia a dia, temos que nos haver com situações de todo o tipo.

CONCLUSÕES:  A minha primeira e certeira conclusão: O DINHEIRO CAUSA, PROVOCA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL E MATERIAL..... É ATRAVÉS DELE, OU DAQUILO QUE ELE REPRESENTA QUE SE MANIPULA O OUTRO, COLOCANDO-O NUMA CONDIÇÃO DE OBJETO E NÃO DE SUJEITO....

Segundo, a renúncia a esses fatores materiais, impossibilitam os outros de mercantizar a nossa vida. Quanto mais nós nos desvinculamos do dinheiro, e não criamos situações de dependência, as pessoas que usam destes elementos,  não tem meios para nos manipular...NÃO ESTOU DIZENDO, DINHEIRO A MAIS NO BOLSO, estou dizendo, a nossa RELAÇÃO COM ESSE ELEMENTO, E O QUE ELE REPRESENTA PARA NÓS... COMO FAZEMOS USO DELE...
O sujeito humano, infelizmente, sente prazer em situações de humilhação, em situações em que coloca o outro como submisso a seu poder.... Porque não aprendeu a fazer outra coisa, e ser diferente.
A cultura cria essa ilusão acerca do status, e do poder.... e por isso mesmo, as pessoas tentam manipular e mandar na vida daqueles que possuem menos.... ISSO É UM FATO. Não pode ser banalizado.

Outro aspecto, o conhecimento, a universidade, faculdade, ensino, não necessariamente dão ao sujeito humano, capacidade de lidar com a vida, consigo mesmo, e com os demais... Na maioria das vezes este conhecimento, é apenas pra cumprir uma categoria de pertencimento social, e status... Quando conhecemos mais a fundo a vida das pessoas ao nosso redor, na convivência, observamos que não são pessoas felizes, e muitas vezes são frustradas, e tantas vezes, seguem uma vida profissional que não tem relação com a sua personalidade, ou talento próprio..... As pessoas que "pegam no pesado" são pessoas que dão mais valor ao que tem, e, ao trabalho dos outros, e me parecem ser mais autênticas.... no convívio.

Pergunta: Do que você vive, DENISE FRANÇA????
Resposta: EU VIVO DISSO TUDO QUE FAÇO, VIVO DO AMOR QUE DOU, NAQUILO QUE FAÇO, E VIVO PARA AMAR... CRIAR E PRODUZIR, INTERVIR.

"Ai meu Deus, é santinha, ou sacrificada????!!!!!"
Nem santinha, e nem sacrificada, esta é a minha vida, e a minha direção.... Não me preocupa se as pessoas entendem ou não, se as pessoas digerem ou não esta forma de ser... Mas esta é a minha direção.

OUTRA COISA, DE SUMA IMPORTÂNCIA:   O MUNDO DÁ VOLTAS, MUITAS VOLTAS.... E NÓS GOSTARÍAMOS DE SEGUIR UMA ORDEM, PORÉM, A NOSSA VIDA PODE SER DESBANCADA A QUALQUER MOMENTO, EM RAZÃO DE QUALQUER COISA.... E É ISSO QUE TORNA A VIDA INTERESSANTE.... E, SE A PESSOA SE COLOCA APENAS NUMA POSTURA, E ACHA QUE É AQUILO QUE É, ALI, NAQUELE LUGAR, E SÓ ISSO, INFELIZMENTE VAI QUEBRAR A CARA QUANDO TIVER QUE ASSUMIR OUTRA CONDIÇÃO DE VIDA.....

Então, meus queridos, o que a DENISE FAZ,  a DENISE FAZ.... E FAZ MUITO BEM FEITO, E FAZ A CONTENTO, E FAZ E CONTINUARÁ FAZENDO....o resto é resto....

Comentários

Postagens mais visitadas