SER AMANTE - DENISE FRANÇA

Curitiba, 16 de outubro de 2012.

COMENTÁRIO A RESPEITO DO TEXTO DO DOUTOR FLÁVIO GIKOVATE, A CONDIÇÃO DE AMANTE....

Respeito por demais os casais e os casamentos, mas o meu respeito vai bem mais além do que tudo isso, do que os chavões e padrões e, portanto, eu digo:  muitos casamentos são de aparência... senão a maioria deles...  E nem sempre a amante é uma mulher PERIGOSA, que está roubando a felicidade do casal... ou ROUBANDO O MARIDO DA OUTRA.... Com isto quero lhes dizer e digo: sou AMANTE DA VERDADE...

Não gosto e nunca gostei desde a mais tenra idade, de chavões como esse: ROUBAR O MARIDO DA OUTRA... E lembro muito bem, na minha adolescência, onde haviam poucas mulheres desquitadas e divorciadas, falarem tão mal da condição delas, a ponto de mulher desquitada ser a mesma coisa que "vagabunda"...

Meus senhores, fica a critério de cada um viver uma VIDA DE MENTIRAS,  ou, ser honesto e consciente, encarar os sentimentos com SERIEDADE, como é a única forma de viver um sentimento: ou a gente sente, ou a gente não sente. E se sente, devemos respeitar o que sentimos, respeitar a pessoa, causa deste sentimento.

Existem situações e situações... tudo pode nos acontecer nesta vida, para o bem e para o mal. E o amor algumas vezes nos vem de ENCONTRO com uma aparência contraditória, e de difícil aceitação, isso não quer dizer que seja RUIM ou MAL,  mas que possamos assimilar outros modos, e outros processos de existir e de amar...

Há casos e casos... A situação de amante é uma situação delicada, mas acredito que a Amante sabe de sua real condição, e pode dosar o seu papel, se está sendo usada, se está se enganando, se realmente aquilo que está vivendo é uma ilusão.... Ninguém é completamente ingênuo a ponto de não sentir, ou captar os "sinais" dentro de uma relação amorosa. 

E isso vai como um alerta em razão da minha própria experiência de vida. DEEM VALOR A ESTES SINAIS... A minha intuição nunca falhou...  Mesmo em situações onde aparentemente tudo parecia estar bem, eu percebia estes sinais, e me colocava em alerta... depois mais tarde, fui ver a verdade de tudo o que estava acontecendo. Minha intuição não falhou...

Nós temos capacidade de perceber as coisas, não precisam ser ditas e declaradas, na relação a dois.... Seria melhor que a pessoa falasse e deixasse tudo bem claro e compreensível, para que possamos nos situar na relação amorosa.  Mas, mesmo quando o outro não fala, se omite, ou se coloca na reserva, temos a capacidade de perceber sinais que nos indicam se está acontecendo algo ali que não bate com a verdade... com a realidade.

Existem também pessoas que gostam desta posição de AMANTE, valendo para o homem ou mulher... Procuram relacionamentos deste tipo, pelo risco, pela aventura, ou por outras razões...

Eu ACEITO ESTA CONDIÇÃO, no seguinte sentido: quando o envolvimento com um  homem é real, é sentimental, e não sexual apenas... Quando acontece apesar de todos os esforços para que não acontecesse... Quando se tem consciência e interesse em não estragar o casamento desta pessoa. Quando a aceitação é real a ponto de não haver ciúme... e por ai afora.

Eu digo EU ACEITO, porque realmente não me preocupo em nada com o modelo e padrão social... Me preocupo com a verdade do  sentimento, EU COM AS COISAS QUE VIVO, com a pessoa, com a qualidade do relacionamento... RESPEITO PELO SENTIMENTO, e não em razão daquilo que os outros possam pensar a meu respeito... É neste sentido que eu aceitaria uma relação assim, caso acontecesse...

Não posso falar pelas demais pessoas... Mas acho que o ciúme, num caso destes, da posição de amante, já deixa tudo a perder.... Porque não dá para viver esta situação e sentir ciúmes... Mesmo porque, o CIÚME já indica uma postura de imaturidade,  paixão, ou seja, possessividade, que contraria a qualidade do sentimento, no caso de ser ou não amor.

E, a condição de amante, geralmente é uma condição de princípio... Porque o relacionamento anterior não está bem, e por isso aconteceu esse fato... E ninguém sustenta essa condição por muito tempo... imagino que seja assim...

Em casos esporádicos mas reais, AMA-SE DE VERDADE A AMANTE, E AMA-SE TAMBÉM A ESPOSA....  EU PERGUNTO: E DAÍ, dá para alguém medir a capacidade de amar outras pessoas, ou colocar entraves.... ou julgar desta forma:  ELA ROUBOU O MARIDO DA OUTRA???!!!!

NÃO, NÃO CONSEGUIMOS MEDIR O QUANTUM DE AMOR, entre os casais, Se esse amor vale ou aquele não vale....

EXISTEM OUTROS ASPECTOS MAIS RELEVANTES:  Normalmente, ainda nos dias de hoje, o homem que tem uma amante, não sofre os revezes da sociedade, retaliação, nem da própria família...  A mulher porém, que aceita esta condição, sofre esses revezes tal qual fosse uma prostituta ou coisa do gênero. Se descobrem o relacionamento do casal, normalmente, é a mulher que seduziu o homem, marido da outra, a ponto dele cair em tentação... 

Considero o seguinte a se pensar: DESENVOLVER UM PENSAMENTO CRÍTICO, UM JUÍZO VERDADEIRO, depende de vários fatores, um deles é largar mão dos inúmeros preconceitos e chavões sociais, e culturais... Do contrário, nosso critério de justiça e verdade estará longe da realidade dos fatos, e da verdade tal qual ela se manifesta....





Comentários

Postagens mais visitadas