O ERÓTICO 2 - DENISE FRANÇA

Curitiba, 09 de outubro de 2012.

A virilidade do homem não reside na agressividade, num comportamento agressivo ou de domínio em relação à mulher, aos filhos... A virilidade do  homem se manifesta em sua preocupação com a mulher-amada, filhos, outros, a vontade de prover e cuidar.
Eu pessoalmente me sinto sensível a um homem que demonstre os seus sentimentos, saiba o que quer. Se não sabe, pelo menos tenha a iniciativa de dizer. Um homem que exerça sua virilidade com carinho e não com mudanças bruscas de humor, beirando à agressividade.

Alguns machos tentam submeter a mulher e os filhos através da chantagem emocional proveniente do dinheiro, e de palavras e atitudes  que os colocam ou os fazem sentir humilhados. E diante do afeto negativo que produzem, tristeza, medo, desrespeito, depressão, etc., conseguem submeter a esposa, filhos e outros.
O que me deixa estarrecida, a certeza de que esse é o comportamento "normal" para um homem e pai de família.
Estarrecida ainda mais pela maneira como muitas crianças, meninos principalmente, são tratados pelo pai. Apanham, são vítimas de buling, quando não aguentam mais e choram, o pai o chama de "viadinho", "bambi", menina, coisas do gênero. E ainda diz que "tem que aprender a ser homem"...
Essa criança aos poucos vai guardando toda essa hostilidade contida, porque não pode responder ao pai. Hostilidade que se volta contra ele próprio, corrói seu íntimo e aos poucos vai transformando sua conduta dócil e amável de crianças, numa conduta agressiva e cruel, com amigos ou crianças menores que ele, ou ainda bichos, cachorros, gatos, animais indefesos....
Quando essa hostilidade contida não pode ser manifesta por razões óbvias, resta-lhe ainda a bebida, o álcool, e as drogas. Passam a fazer parte de um grupo que bebe, fuma, se revolta contra todos e contra tudo.
Fico estarrecida com o andamento e processo de desenvolvimento de uma criança nessas condições... E também, porque vivi situações semelhantes que muito me angustiaram...
Tornar uma criança dócil e carinhosa não seria mais interessante, não seria bom para todos?! O carinho e a amabilidade de uma criança são a sua condição natural. É desta forma que elas agem normalmente, e se conduzem assim diante de um adulto que  por sua vez, tem a sua contrapartida na agressividade em relação a essa criança, humilhação, rechaço do amor.

Tendo em vista esses aspectos, volto a questão do erótico, dizendo que a "agressividade" não tem relação absolutamente nenhuma com o AMOR.
O sexo pelo sexo, da mesma forma, é um exercício de competitividade, submissão, anulação do sujeito. As pessoas amáveis, tornam-se pessoas eróticas no sentido de que o seu corpo já está INVESTIDO  com emoções, sensações, sentimentos positivos. E essas pessoas tornam-se "abertas" e receptivas ao mundo, a tudo o que está ao seu redor, são pessoas menos defensivas, e menos desconfiadas, não vêem com ESTRANHEZA E SUSPEITA as pessoas de fora do seu convívio familiar, são adaptáveis à mudanças, e a outras realidades diferentes da sua própria, aceitam inclusive a diferença..... E sendo assim, tais pessoas se comprometem num relacionamento sério, honesto, autêntico, sensível, abastecido no amor.




Comentários

Postagens mais visitadas