A LIBERDADE - DENISE FRANÇA

Curitiba, 05 de outubro de 2012.

COMENTÁRIO EM RELAÇÃO AO TEXTO DO DOUTOR FLÁVIO GIKOVATE, SOBRE A LIBERDADE.

LIBERTAS QUAE SERA TAMEN.   Liberdade, ainda que tardia...

A LIBERDADE, me remete a um texto de outro Doutor, o DOUTOR LACAN...  Sobre as escolhas do sujeito. Muito bem colocado, entre uma coisa e outra, e entre a cruz e a espada.... Se chegamos a uma situação ímpar, da não escolha, da impossibilidade de escolha, no caso, o que nos reserva é a morte. E ao escolhermos a morte, nesta situação ímpar, o que nos ocorre é que PRESERVAMOS A LIBERDADE DE ESCOLHA.

Nós sabemos, não somos livres. Temos o LIVRE EXERCÍCIO DA PALAVRA, DE IR E VIR, ETC E TAL.... porém, isso não é verdade.

LIBERDADE CERCEADA. Vivemos e nos conduzimos numa linha entre dois pontos limites, essa é a nossa condição existencial. A nossa postura e a nossa noção de justiça também são limitadas, ao nosso espaço circunstancial.

(ATÉ, EM ANTÍGONA. ENTRE DUAS MORTES. A   INTERDIÇÃO E O INTERDITO.

Nossa autonomia, como sujeitos. Estamos propensos a parar de falar, ou a não dizer tudo sobre. Porque em algum momento este ponto nos encurrala contra a parede, nos ata a uma palavra, a um significado, que não podemos suportar porque nos acarretaria a morte.

A ANGÚSTIA É SEMPRE UM SINAL, nos diz esse mesmo autor, UM SINAL.

De outra maneira, a morte nos propicia a liberdade. A severidade da lei, nos expurga de todos os males.

O isolamento, a solidão, o desamparo, é o que nos aguarda quando ESCOLHEMOS ultrapassar o limite imposto. Quando somos DIFERENTES do extrato cultural onde nascemos e vivemos.

OU, quando escolhemos a vida. Escolhemos a vida, e morremos a seguir.

Diz LACAN: O final da análise tem às vezes o sentido de nos avizinharmos do desamparo, é uma posição dialética entre a angústia e o desamparo.

No excesso da paixão dizemos:  ficarei com você até o fim.  ATÉ O FIM!!!


E, o compromisso vai até:  ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE. Chegando mesmo ao assassinato PASSIONAL.

Portanto, isto não é BRINCADEIRA.

A vida ESTÁ SEMPRE PARA ALÉM... A vida é mais do que isto tudo. A compreensão de tudo, ou o resgate de uma atitude moral do homem, não nos garante a vida. Pensamos a LIBERDADE como um excesso, ou a vida, como  RISCO DE MORTE. E A FELICIDADE, COM O PROFUNDO E INSUPORTÁVEL DESCABIDO DESAMPARO. 

Diante de todos esses nós, esses fios do Destino, as três Parcas do Destino, tecem....  Até o momento derradeiro, onde Átropos corta a linha. Chegamos ao fim da linha.... e agora?!

AMOR, MEU GRANDE AMOR, NÃO CHEGUE NA HORA MARCADA...

É o que digo a vocês: não cheguem na hora marcada, esperem o ACASO. Não se precipitem...










Comentários

Postagens mais visitadas