CRIANÇAS - DENISE FRANÇA

Curitiba, 27 de setembro de 2012.

Comentário sobre o texto do Doutor Flávio Gikovate: "Lidar com o sofrimento, um aprendizado."


As crianças precisam brincar...


Cada vez mais eu observo o curto espaço de tempo para a infância. Observo a falta de brincadeiras, além de que a criança não produz muita coisa, tudo lhe é dado, notebook, celular, tablet, brinquedos inimagináveis.... consumo.

Na minha convivência com as crianças, o espaço para brincar e para produzir nunca deixou de existir. A construção e a desconstrução.  Pular, jogar bola, gritar, cantar, peidar, rir muito mesmo, cair e levantar, sem chorar, ir em frente, observar a própria criação, rir do adulto muito, ter segredos, sonhos, concertar as coisas ruins do mundo, ter um herói, sentir a natureza, fazer parte dela, ter um cachorro, um amigo, sentir que é amado e querido, abraçar muito forte mesmo, dormir no colo, se sujar de barro, ficar pelado, de vez em quando desaparecer, ir embora e nunca mais voltar, ficar com saudades, construir cabana, fingir que é adulto, vestir roupa de gente grande, sacudir a bunda, ficar sentado em cima da árvore, escalar portas, dar um beijo e sair correndo, olhar pelo buraco da fechadura, subir em cima do guarda-roupa, descobrir o mundo lá fora, dar um chute na canela do pai, apertar as tetas da tia, descobrir o que é uma menina, o pinto do menino, falar palavrão, mas "porquê" isso, de onde eu vim, como eu nasci, escrever o meu nome na parede, no teto, no chão, em tudo, pintar um coração, uma casa, ver uma sementinha crescer, olhar as nuvens no céu, 

e muito mais.

Esse é o UNIVERSO DA CRIANÇA.

Conviver com as crianças é muito agradável, só não é agradável porque quando não temos experiência nesta convivência, queremos tornar a criança um adulto possível, quando nem nós mesmos somos ou sabemos o que somos enquanto adultos.... 

Ficamos olhando a criança, achando que entendemos e nos apressamos em corrigir tudo. Dar significado as coisas que elas criam, sem se importar com o que elas criaram....  Escutar as crianças em primeiro lugar, conversar com elas o tempo todo, brincar junto, colocar as nossas reservas e defesas de lado, do contrário,  não temos acesso a este jardim...

Esse espaço da criança, é constituído, está ali, e está dentro de nós.  O ADULTO é uma construção,  é hilariante achar que um adulto está preparado ou pronto... Eu diria, se não viveu a infância, muito mal acabado mesmo! 

A criança não tem culpa, pecado, ou errância....  As crianças não fazem coisas erradas... Somos nós que nos desabilitamos desse UNIVERSO INFANTIL, e achamos que aquilo ali é errado, estranho, escandaloso....  Mostrar a bunda, peidar,  cuspir, fazer xixi pro alto, ficar pendurado de cabeça pra baixo.... Porra, meus camaradas, isso é delicioso....

Eu sempre convivi ao lado de crianças, sem MEDO DELAS, e participando do Universo Delas, com a aceitação delas.... e com o RESPEITO POR ELAS.  As crianças sabem muito bem distinguir um adulto de outro, uma pessoa de outra, e são as crianças que escolhem o seu pai e a sua mãe, independente do pai e da mãe que tem.

As crianças não são agressivas, se tornam agressivas em razão da maneira como nós a tratamos... A criança se torna agressiva por várias razões, uma delas, quando é impedida de ser criança, quando não tem espaço para respirar, quando é massacrada pelos pais ou outras pessoas...

A SOLTURA QUE HOJE EU TENHO EM RELAÇÃO AO MEU CORPO, MINHAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS, ISSO EU DEVO À CONVIVÊNCIA COM AS CRIANÇAS.

Esta soltura, adquiri aos poucos, participando das brincadeiras, e finalmente, brincando, sentindo prazer em brincar.  EM LUGAR ALGUM ESTÁ ESCRITO QUE UM ADULTO NÃO PODE MAIS BRINCAR....

E que a criança tem que parar de brincar para crescer e amadurecer... Isso é uma idiotice crassa... Os elementos que constituem o universo da criança vão se transformando naturalmente, se a deixarmos viver, simplesmente isso.  

Lembro-me como se fosse hoje:   Eu lendo o LACAN, andando.... E os dois patinhos atrás, Patrícia e Gustavo: "TIA DENI, VAMO BRINCAR....".   

Eu já estava ficando irritada, e daí dei o GRANDE SALTO DA MINHA VIDA, assim como pular de paraquedas.... LARGUEI O LACAN, E FUI BRINCAR COM ELAS.... 

ATÉ HOJE EU BRINCO.... e se não brinco, fico muito triste....

Esse famoso cordão umbilical que une a mãe e a criança, sempre dizem:  "Tem que cortar o cordão umbilical....".   Vou ilustrar essa FIGURA, com um das lembranças mais linda que eu pude testemunhar e participar:

Meu irmão havia se separado e tinha os dois filhos, o Gustavo,  e depois a menor, a Patrícia.  Quando a separação ainda era recente, e as crianças começaram a frequentar a minha casa, casa dos meus pais, elas estavam tristes, e a Patrícia, com uns 3 anos, mais ou menos, chorava desesperadamente quando o pai dela saía.... E chorava muito mesmo, berrava...

É claro que se fosse outra pessoa, iria ali e dava umas palmadas nela.... Mas não foi isso que eu fiz.  Ela estava no meu quarto, e berrava em cima do sofá-cama. Aí eu cheguei, segurei os dois pezinhos dela e disse: "CHUTE PATRÍCIA, CHUTE BASTANTE!!!!"  E ela berrava e tentava se soltar.....   hahahahahahahaha.... Sem machucar ela, é claro, eu segurava. E aí ela tentou se desvenciliar..... Depois, meus queridos, adivinhe o que aconteceu?   Ela simplesmente desceu do sofá e começou a brincar junto com o Gustavo, fazer desenhos, e outras coisas.... Antes isso era impossível.... hahahahaha.

Mas o fato mais significativo, foi o outro dia.  A Patrícia pegou uma rede que eu tinha... Pequenininha, foi arrastando a rede, e aí, prendeu a rede no pé do armário, abriu o janelão do quarto, e jogou a rede para baixo..... hahahahaha..... E acreditem, ela desceu pela rede.... E aí se transformou em outra criança, não mais berrava nem nada..... 

Me dá vontade de chorar quando eu lembro deste fato, muito lindo mesmo..... Ela pariu a si mesma, naquele movimento todo ali.... Foi uma construção e elaboração dela mesma....

Guardo lembranças inesquecíveis de todas as crianças com as quais convivi.... PRIVILÉGIO MEU, QUE NÃO ABRO MÃO.  

A CRISTIANE, outra criança que conheci no coral da igreja, era filha de uma das coralistas, tinha 8 anos quando a conheci.... E a mãe dela a deixava aqui em casa para brincar com os meus sobrinhos.... 
Aos poucos fui me inteirando da realidade existencial dela, em relação a sua família e principalmente, em relação a sua mãe, situação angustiante.... Mas aos poucos fui administrando e a Cristiane tornou-se uma filha de coração, e hoje é uma grande amiga minha....
Pois então, a Cristiane morava no quarto andar do prédio, e sua mãe a deixava trancada em casa, sem ela poder sair ou brincar.... A Cristiane ia até a sacada do edifício, e descia os quatro andares para poder se ver livre.... Eu sempre achei isso admirável....

Desde a idade de 9 anos, a Cristiane administrava toda a casa, limpeza, e cozinhava também.  Tornou-se responsável desde cedo....  Fez o curso de enfermagem, trabalhava em duas UTIs.... enfim.

Aos 19 anos, não aguentando mais a pressão da mãe, viajou para a Itália, e  se virou sozinha sem nem mesmo falar a língua italiana....  Fazem duas semanas, que ela voltou para o Brasil, passou aqui em casa, me deu aquele abraço, e disse que logo vai me contar tudo e todos os detalhes das coisas que viveu lá fora....

Acredito que essas impressões que deixei aqui sobre o UNIVERSO DA CRIANÇA, possam por si mesmas responder algumas questões... 















ESPAÇO MEU E DAS CRIANÇAS

DEPOIS:  Todas essas crianças que passaram por aqui, estão na companhia de suas mães, porque eu nunca tive a intenção ou a pretensão de "pegá-las" para mim... ,ROUBO, SEQUESTRO, ESSAS COISAS (hahaha).  Enquanto essas mães passam o "dia-das-mães" na companhia de seus filhos, que já não são mais crianças, eu passo o dia das mães sózinha, todos os anos. Não recebo nenhuma mensagem de gratidão ou coisa parecida... fazer o quê, é a vida... hahaha.
Infelizmente, também  não é possível  competir com outros "aparelhos": o dinheiro, a piscina, carros,  celulares, tablets, passeios em shoppings, viagens ao exterior, etc e tal  e outras coisitas mais.  O que eu dei a elas, não tem nada a ver com esses "aparelhos"...

APRENDI TAMBÉM QUE O "ESQUECIMENTO" NO SER HUMANO É RAZOÁVEL: É DE ACORDO COM  SUA PRETENSÃO, OU SEJA, COM  SUA CONVENIÊNCIA. LEMBRAMOS SÓ AQUILO QUE É CONVENIENTE LEMBRAR....

Comentários

Postagens mais visitadas