COMO AMADURECER SEM PERDER O OTIMISMO - DENISE FRANÇA

Curitiba, 03 de setembro de 2012.

COMENTÁRIO  A PARTIR DO VÍDEO DE FLÁVIO GIKOVATE: COMO AMADURECER SEM PERDER O OTIMISMO.

Eu tenho a idade que tenho: 48 anos de idade. Nasci no dia 1º de janeiro de 1965, prematura, sete meses....

A maturidade, compete a nossa forma de perceber, de avaliar a vida, de viver, nossa conduta diária em relação a outras pessoas, ao mundo...

Como Flávio Gikovate que recebeu de seu pai um exemplo de moral, de conduta, etc e tal, eu da mesma forma recebi este exemplo do meu avô, Joanin Viezzer, um carpinteiro, pedreiro, italianíssimo e gente da maior honra e virtude, meu avô era um homem bom, justo e honesto...

Logo cedo, em minha vida, sabia distinguir o certo do errado... Engraçado, hoje percebo que as pessoas não tem mais esta noção distinta em suas mentes... Com certeza, o mundo muda, a realidade hoje é outra coisa. Mas eu não perdi de vista valores essenciais à vida humana.

Meu avô construiu muitas casas aqui em Curitiba, e construiu as casas para suas duas filhas. Esta casa onde moro, foi ele mesmo que construiu... Herança dele...
Digo isto, porque herança, no meu ponto de vista tem outro significado, não é o dinheiro e nem os bens materiais, mas são os valores e a cultura que recebemos. Podemos mudar isso, caso não seja bom, caso nos faça mal, caso tenham nos orientado de forma insensata... Mas, meu avô me orientou de forma correta. Meu ´pai de coração.

Creio eu, sou a neta que mais se parece com ele. Embora eu seja outra pessoa, naturalmente...

Meu avô seguiu até o fim de sua vida sendo um homem bom, honesto e justo. E eu da mesma forma, seguirei em frente sendo uma pessoa boa, honesta e justa.

Como o Doutor Flávio Gikovate nos particulariza: não é fácil, porque a sociedade e a cultura nos induzem a muitas coisas, a força de empuxo consegue subverter muitos valores e nossa consciência se sente todos os dias sugestionada por uma avalanche de informações...

Eu digo: o mundo é outro. Mas precisamos desenvolver o senso crítico e desmascarar a informação que nos vem, e depurar o sentido que ela esconde, o sentido que ela inflama...

A vida é uma centelha rápida e fugaz.... Atômica.

A tristeza, sim a tristeza de ver tantas coisas lindas se desfazerem no mundo e na convivência humana, isso é profundamente dolorido.... Este final de semana, até chorei, por razões relativas a esses fatores... Isso me entristece, mas eu não perco a coragem de prosseguir, e nem a alegria de viver.
A minha vida faz MUITA DIFERENÇA!!! Eu sei exatamente o valor que tenho, e não deixo pessoas me colocarem para baixo, embora esse funcionamento nos deixe fatigados e irritados muitas vezes....

Os ruídos do mundo não cessam e nem cessaram de existir. Mas ocorre dentro de mim uma harmonia substancial, que vai além da minha própria existência, e está ai, sempre, todos os dias que eu acordo para viver um outro dia. Por isso, a minha inspiração é tranquila e fecunda, perene e imortal....

Existem situações vivenciadas na minha vida de profunda dor.... Vivi coisas que eu acredito nenhum ser-humano mereceria viver em sendo bom, mas eu vivi...   Eu estou aqui,  e sigo em frente. O medo de morrer e as interferências externas não me afetam mais. Eu escolhi pagar este preço da honestidade, da verdade, do amor, da justiça... E sigo em frente... Custe o que custar....

A alegria e o senso de humor me renovam todos os dias.... E a solidão que vivo, a solidão da minha própria existência é abastecida com uma presença maior todos os dias... E isso me basta.

O resto é resto....

Não percamos o OTIMISMO, GENTE!!!!


PRAÇA NOSSA SENHORA SALETE, CENTRO CÍVICO CTBA-PR.  

NÃO ACREDITO QUE ALGUÉM ALI TENHA PERCEBIDO O SENTIDO DESTA "ÁRVORE":
"O CÁLICE DAS ARAUCÁRIAS"  (Livro que escrevi dedicado ao Governador ROBERTO REQUIÃO, meu amigo).




Comentários

Postagens mais visitadas