AS VÁRIAS FACES DA MENTIRA - DENISE FRANÇA

Curitiba, 08 de dezembro de 2012.

COMENTÁRIO AO TEXTO DO DOUTOR FLÁVIO GIKOVATE: "AS VÁRIAS FACES DA MENTIRA".


Eu faço curso de teatro. Começei este ano, o convívio com os jovens, e outras pessoas me torna feliz, viva, alegre, disposta e criativa. 

Não estou fazendo o curso de teatro com a intenção de ser uma atriz, ou buscar o sucesso, coisas do tipo. Eu tenho 48 anos de idade, e o teatro é uma manifestação artística que ocorreu em mim a pouco tempo atrás, quando fui convidada para fazer um curta metragem, gostei da experiência, e não tenho dificuldade nenhuma de criar um personagem e representar.......

 A elaboração de um personagem passa por vários processos.... O ator tem dois instrumentos, o corpo e a voz, transforma as características de seu corpo, ou da sua voz, trabalha a psiquê de seu personagem, e cria sua formatação... 

Li o texto do Doutor Gikovate, quando falou nas facetas da MENTIRA, no dia a dia, no teatro do mundo.... Sem dúvida alguma, concordo plenamente.... Algumas pessoas chegam a tais níveis de mentira que não conseguem mais reconhecer a si mesmo....

A ESQUIZE do sujeito, suas inúmeras identificações, o controle social, a massificação, o consumismo, exercem um poder muito grande sobre a pessoa.  A impossibilidade de expressar suas dores, seus sofrimentos, suas angústias, ansiedades, alegrias, e uma postura quase sempre funcional no mercado de trabalho em razão da competitividade, do status, fazem com que a pessoa não encontre meios de expressão, lugar e espaço para ventilar o SER. 

Eu recomendo: façam teatro... Não no dia a dia, mas teatro, como arte, como expressão corporal, como desconstrução e construção, como elemento de integração e relação interpessoal, humana... verdadeiramente falando.... 

É uma forma maravilhosa de contato consigo mesmo e com outras pessoas....  A MÁSCARA que usamos no dia-a-dia,  esta foi uma das primeiras intervenções do professor LAU BARK, a primeira roda de bate-papo...

ISSO me faz lembrar um texto bem antigo, onde falei sobre a PERSONA. E escrevi esse texto lembrando de uma obra "Cyrano de Berjerac"

A primeira mentira, será que as pessoas lembram de sua primeira mentira?! Em que situação, por quais motivos???  Pois é...   A virtude e a mentira.... 

Diante dos outros, do critério de julgamento dos outros, dos olhos que avaliam nossa postura, nos apresentamos.... Eu me apresento, meu nome: DENISE FRANÇA. Tenho 48 anos de idade, sou sózinha. Não tenho bens materiais.  Nem cartões de crédito, nem conta no BANCO, nem possibilidade de aposentadoria, fiz voto de  pobreza..... E assim por diante.

No primeiro encontro, seja social, com uma nova pessoa, a primeira pergunta: O QUE VOCÊ FAZ, DENISE?????

Costumo responder:     Sou uma pessoa muito simples, faço muitas coisas....

E diante desta resposta, LOGO VEM A DESCONFIANÇA....   (hahahaaha). 

Meus queridos, eu ao contrário da grande maioria, não posso mentir, não sei mentir, e tenho pena de quem mente, eu sou aquela que sou.... Me reporto a vocês exatamente desta forma diária, sem precaução, sem falsa modéstia, sem melancolia ou piedade de minha condição. 

EU SOU ISSO. 

Não minto, é verdade. Mas sei me conduzir em qualquer situação, quando percebo  certas artimanhas de pessoas,  quando percebo algumas intenções, muito pouco amáveis, e por aí adiante...  Eu aprendi com a vida....  

Essa maleabilidade no trato com os outros, não é mentira.  É futucamento na alma humana mesmo.... E porque não dizer, na miséria humana.... Porque eu percebo o ESFORÇO DESMENSURADO de algumas pessoas, para se fazerem de ouro onde só existe pó de barro...

Ora, meu Deus, seria crível que eu dissesse, sou psicóloga, sou psicanalista, sou desenhista, sou informaticista, sou romancista, sou poeta, sou escritora, sou romântica, sou domesticamente impossível, sou selvagem, sou artística, sou impossível, sou amante para sempre....

EU SOU AQUILO QUE FAÇO NO DIA-A-DIA.....  Talvez não dê nenhum crédito, e nem inúmeras amizades, e nenhum amor para sempre.... ISSO É A VIDA... Não posso fazer nada  pelos outros, faço por mim mesma,  aposto naquilo que acredito....

EU SOU AQUILO QUE FAÇO TODOS OS DIAS. A MINHA CONSTRUÇÃO É INCANSÁVEL, DIÁRIA, HUMANA, POSSÍVEL E IMPOSSÍVEL, FEITA DE VIDA, RESSURGIMENTO, IGNORÂNCIA, VONTADE DE SABER, DESEJO, TERNURA, ESCÂNDALO, OUSADIA, ALEGRIA, ESPERANÇA, AMOR, AMOR, AMOR, AMOR,  EU SOU EXATAMENTE ISSO QUE FAÇO DE MIM TODOS OS DIAS.... 

NÃO TEM JEITO, JÁ TENTEI SER OUTRA COISA, AQUILO QUE OS OUTROS QUERIAM, NÃO TEVE JEITO.... NÃO FOI POSSÍVEL, É PERDA DE TEMPO.....

E, no final da tarde, em sua casa, o MENTIROSO OLHA NO ESPELHO E DIZ, ENGANEI TODO MUNDO....  Enganou a si mesmo, assassinou a possibilidade da novidade, o ressurgimento da voz, a alegria de ser qualquer coisa, uma simples coisa, até mesmo a possibilidade de ser um imbecil, um panaca, um idiota...  Assassinou uma inspiração de vida,  como um sorriso de reconhecimento.... 

INSPIRAÇÃO DE VIDA:





















Comentários

Postagens mais visitadas