O DISCURSO FÍLMICO

COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ
CURSO DE PRODUÇÃO EM AUDIO E VÍDEO
MATÉRIA: ANÁLISE DO DISCURSO FÍLMICO PROFESSOR: ANDRÉ
ALUNA: DENISE FRANÇA Nº 13 TURNO: NOITE - 1ª SÉRIE

FILME: “O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN”
Considero este filme um dos melhores que assisti. As imagens do filme, assim como todo cenário, são visivelmente estudadas, é usado um filtro que deixa um tom verde e vermelho predominante. A história se passa numa cidade francesa, o cenário vai desde o apartamento de Amélie, a lanchonete onde ela trabalha, as ruas do bairro, algumas casas, estação do metrô, enfim, é uma pequena cidade...
O sentido e encadeamento da história foge dos padrões habituais, os personagens possuem um sentido a partir da presença de Amélie, suas vidas mudam em razão da interferência desta jovem.... Os detalhes e segmentos da narrativa, introduzem um elemento representativo, o símbolo, o signo, o sentido que envolve todos os personagens. Este sentido, só Amélie o possue, ela percebe no ser humano esse elemento escondido, esse vetor significativo e inacabado, que representa uma verdade maior de cada personagem.
Portanto, as cenas, os quadros, percorrem todo o ambiente, e sempre acabam por evidenciar um elemento significativo. Pode ser uma colher, pode ser um quadro, pode ser um gesto, uma expressão. A lisura no trabalho com esses elementos dentro do ambiente focado, nos remete a sensações e lembranças..., mais do que a pensamentos. É um sentido poético, o filme nos devolve isso, essa sensação mais além, que prende nossa atenção. Transcendência em relação à realidade que se apresenta.
Percebemos também alguns elementos surreais, como a figura do Anão, e objetos com características de sonho, infância, que sofrem uma metamorfose, tornando-se reais, passando por personagens...
Uma história com início, meio e fim. Mas nos introduz, em razão de todos esses recursos, uma outra dimensão e um outro espaço, um outro tempo se faz presente. Desde o quadro pintado pelo vizinho de Amélie, até a caixinha achada por ela, representam esse outro espaço, para onde Amélie conduz os demais personagens, e onde a vida deles ganha um novo sentido. Eu diria que é a produção de um outro sentido, do novo.
A fotografia é clara, bem definida, a câmera salienta a expressão das pessoas, o rosto, os olhos, o corpo, a importância de um detalhe que fará ou dará sentido a outras coisas ali naquele instante.
Enfim, um filme que deve ser assistido outras vezes, para apurar ainda mais o seu sentido, o seu resultado, e os elementos expressivos que o diretor usou.


FILME: “SANTIAGO”

Um filme que trata da linguagem fílmica, além da história de Santiago... Uma metalinguagem, portanto. Mas, a minha impressão foi de que, a princípio, o diretor tinha uma intenção e um programa, e depois, com o conhecimento do personagem, reviu e mudou o programa do filme. E isto é muito importante no que diz respeito a esta figura de “Santiago”, um dos mordomos da casa.
A fotografia é um dos elementos base deste filme, assim como o enquadramento da câmera. Existe uma porta, e além desta porta, está a figura de Santiago e suas lembranças... Não é só um enquadramento que deixa o ambiente fixo, sem mobilidade, mas um enquadramento que institue um elemento simbólico, a porta, a janela, o quadro, a transparência, sugerindo que nós precisamos abrir a porta para ver, ou, a transparência. A própria casa, que se refere a história de uma família, tem espaços amplos, e os vidros, são um elemento que sugere um vínculo com o que está ali fora, e por outro lado, o limite, a situação desse lugar.
Este filme é um documentário. Mas a figura de Santiago, ao ser entrevistado, coloca muitos elementos ali, além de informações, que ultrapassa o sentido de um documentário. A presença lúdica de Santiago, faz ver outra coisa. A expressão das mãos de Santiago, uma mímica que conta uma outra história, ou, que interfere naquela rigidez ali, assim como na rigidez e postura do diretor...
... infelizmente, para o Diretor, não foi possível manter a intenção incial. Felizmente, para Santiago, que nos fez conhecer outros universos, e outros começos, apesar da finalidade de sua obra, a memória da nobreza...
Numa das cenas finais, Santiago está sentado, e a mulher perde a paciência com ele, e o faz reiniciar mais de duas vezes, o que iria dizer.... Santiago a cada momento, se recompõe, e volta a falar. Acredito que nesse momento dá para perceber toda uma tentativa de recorte, de omissão, de restauração... Mas, como a figura de Santiago é mais forte, transcende a impostura, nada pode ser feito, a não ser continuar...
Acho eu, que muitas outras coisas se passaram nesses cinco dias de filmagem... A sensação que tive ao assistir esse filme. Mesmo a narrativa do diretor, falando sobre Santiago, sobre a família, não me parece assim tão cordata.
Considero também um filme muito especial, que requer outras vezes, para apurar os detalhes, para sentir melhor esse elemento expressivo.



COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ.
CURSO DE PRODUÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO
MATÉRIA: ANÁLISE DO DISCURSO FÍLMICO PROFESSOR: ANDRÉ
ALUNO: LEANDRO BASSO Nº 26 1ª série TURNO: noite


FILME: “O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN”

Um filme bem diferente dos demais. É a história da vida de uma menina, desde a infância até sua idade adulta. Desde pequena, Amélie se distingue das outras pessoas. Ela consegue captar algo mais nos outros seres ao seu redor. E, ao longo do filme, modifica a vida das pessoas que conhece, seus amigos e pessoas da família. Tira a pessoa daquela rotina, da mesmice e a introduz num outro universo.
Por isso, no filme, nós vemos a câmera pegar elementos do cenário muito particulares, e são esses elementos que dão a direção e o sentido da cena em questão. Pode ser o rosto da pessoa, pode ser um detalhe como uma xícara, um movimento, um quadro... Enfim, esses objetos estão relacionados com este sentido a mais, e esse elemento no filme, conecta cada pessoa, uma a outra. Como aquela cena na lanchonete, onde Amélie, consegue despertar o olhar de um homem para uma das funcionárias ali, porque antes, ele nem a enxergava....
Essas intervenções de Amélie na vida das pessoas, dá um outro sentido a vida delas, e o filme tem um aspecto cômico, engraçado, á medida que vai sucedendo. Outra coisa, são alguns personagens fictícios, que se juntam ao personagem, como o Anão, que dá sentido à vida do pai de Amélie. Ou uma fotografia, o álbum de fotografias, que dá direção á vida do futuro namorado dela.... e assim por diante.
Existe um filtro de cores, que faz com que as imagens tenham um tom vermelho e verde predominante. As expressões dos rostos dos personagens ganham muitas vezes o close da câmera, particularidades do ambiente. É uma forma de conexão entre os personagens, e entre eles e Amélie.
Alguns efeitos, como dar vida a seres inanimados, como uma foto, ou um bichinho de pelúcia do quarto de Amélie, ou a um quadro, ou outra coisa, remete ao mundo dos sonhos, da fantasia, da infância. Um elemento surreal.
A música e tudo ali, não torna a história um reflexo da realidade, mas lhe dá uma dimensão poética, por isso esse filme é muito especial e deve ser assistido outras vezes...



FILME: “SANTIAGO”

Esse filme é um documentário sobre a vida de Santiago, um dos mordomos de uma família nobre. O diretor do filme é um dos filhos dessa família, e pega esse mordomo para dar um depoimento sobre os fatos e pessoas da época.
O diretor, usa a casa onde moravam, e as primeiras cenas são feitas nessa casa, mostrando o espaço físico, as janelas, corredores, e depois começa a falar de Santiago. Santiago será entrevistado. A característica particular deste filme é que ele também fala da linguagem fílmica, por isso, além de um documentário, é também uma metalinguagem...
Nós ouvimos a pessoa que entrevista Santiago, ouvimos o que ela diz, suas correções, a alteração da postura de Santiago, e assim por diante.
Mas, o diretor muda o programa do filme, à medida que a pessoa de Santiago vai tomando evidência. Porque Santiago não é qualquer mordomo. Tem uma vida muito especial, ao longo de sua vida, Santiago fez um trabalho falando sobre a vida da Nobreza, sobre a história da nobreza. O seu trabalho de memória classifica muitas pessoas, fornece informações incríveis sobre essas pessoas, e tudo confeccionado em folhas datilografadas... Essas folhas são muitas vezes filmadas e colocadas em primeiro plano no filme.
Santiago então, vai se tornando o personagem central deste documentário.... o seu gosto refinado, a sua expressão, dão um outro sentido ao documentário, apesar da rigidez inicial, e da programação inicial.
Como característica desse filme, vemos as cenas mobilizadas, o ambiente, e quando Santiago é entrevistado, a câmera é colocada de maneira que vemos primeiro uma porta e depois a presença de Santiago. A porta se coloca entre a câmera e Santiago. Uma “janela”, dando a noção de limite, ou daquilo que vai além...
É um filme muito concentrado, e por isso precisamos revê-lo outras vezes, para sentir, e perceber outros fatores.

Comentários

Postagens mais visitadas