O SACRIFÍCIO DA CRUZ E O SACRIFÍCIO PELO DINHEIRO - DENISE FRANÇA

CURITIBA, 28 DE ABRIL DE 2013.

O SACRIFÍCIO DA CRUZ  e  O SACRIFÍCIO PELO DINHEIRO, são coisas bem diferentes. Em primeiro lugar, o sacrifício pela cruz, é consciente, uma pessoa que escolhe esse caminho passa por uma longa transformação, crise, inadaptação, dor, luto, tristeza, sentimentos e emoções que a princípio podem parecer totalmente incoerentes com a REALIDADE.

A pessoa de JESUS CRISTO, começemos por aí, colocada em seu tempo, é uma pessoa totalmente desprovida de APARÊNCIA, e fundamentam a aparência de Cristo de várias formas, com olhos azuis, uma tez suave, delicada, quase feminina.... Eu não vejo desta forma, eu vejo A pessoa de Jesus Cristo profundamente entranhada no contexto de sua época, convivendo assiduamente e diariamente com pessoas marginalizadas, entendendo e compreendendo a realidade destas pessoas, lutando pela justiça, e colocando por terra toda espécie de idolatria, de ostentação proveniente do poder.
Faço a leitura da vida de Jesus Cristo, assim. E o senso de humor que transparece de suas palavras, é realmente hilário. A autoridade de Jesus Cristo está marcada pela coerência entre o que ele dizia, e o que ele fazia. E o seu sacrífício totalmente consciente, ele ia em direção daquele caminho, SABENDO.

A aceitação da condição humana em Cristo, sua sensibilidade em olhar esta condição, e reconhecê-la, aceitando-a sem se colocar imune, ou à deriva das coisas que lhe aconteciam, e das pessoas com as quais convivia.

O SACRIFÍCIO DA CRUZ É CONSCIENTE.

Existem pessoas que vivem vidas sacrificadas.  Por que? Porque observamos que não é fácil, que aquela pessoa sobrevive apesar de tudo, suporta dores, as condições são precárias, passa necessidade.... Isso é uma vida sacrificada, mas ainda assim não é o sacrifício da cruz. É a condição social desta pessoa que a faz sofrer todas essas intempéries, e sobreviver ainda assim mediante todas as vicissitudes possíveis.

O SACRIFÍCIO DA CRUZ É OUTRA COISA.

Imaginemos uma pessoa que ganha 10.000 REAIS por mês, tem formação universitária, trabalha em condições onde não sofre nenhum tipo de risco, não usa o seu corpo para esforço físico, executa suas funções dentro do trabalho com o mínimo de esforço físico e mental.... Não usa ônibus, tem carro próprio, viaja, compra roupas, faz o seu gasto sempre além da necessidade, pergunto, a vida desta pessoa é uma vida SACRIFICADA????? Em comparação com a vida e condição daquela outra pessoa??? Não. Em nada a vida desta pessoa é SACRIFICADA.

O SACRIFÍCIO DA CRUZ É OUTRA COISA.

Renúncia. RENÚNCIA. HUMILDADE. CARIDADE. AMOR. COMPAIXÃO. ACEITAÇÃO. LIBERDADE. JUSTIÇA. IGUALDADE. DESPOJAMENTO. SOLIDARIEDADE. 
Esses são os elementos que indicam o SACRIFÍCIO DA CRUZ.

Da mesma forma, o Sacrifício da Cruz não tem nada a ver com PUNIÇÃO, com masoquismo. Com expiação ou PURGAÇÃO.

A originalidade disto, é que o sacrifício da Cruz, e a figura de Cristo retorna sobre a condição essencial do homem. Jamais rechaça, ou deixa como provisório a existência humana, todos os sentimentos, e pensamentos, tudo aquilo que sobrevém ao homem em sua condição são assimilados.

Outro aspecto, é a consciência disto. Ou seja, não é a evitabilidade mas a ACEITAÇÃO desta condição humana.

SABENDO.  Aquele que opera essa caminhada, não é um LOUCO,  não é uma pessoa transtornada mentalmente. 

Infelizmente, a própira Igreja, chamada espôsa de Cristo, por razões de todos os tipos, formatou a Figura de Cristo e criou a partir de tudo o que havia de sua obra, de suas vida, regras de conduta, punição, e uma série de outros, que eu não preciso falar aqui.

MAS A VIDA DE CRISTO, O SACRIFÍCIO DA CRUZ, NÃO TEM NADA A VER COM REGRAS DE CONDUTA, que nos indicam o CAMINHO DO CÉU.


As senhoras que frequentam as igrejas da vida, independenteMENTE da religião, usam como suporte para os seus peitorais autoritários e imponentes no meio social, a boa moralidade. Muitas vezes são profundamente "imorais" no trato com o ser-humano, mas totalmente aceitas como "exemplo" no espaço físico da IGREJA.

A CONTEMPORANEIDADE DE JESUS, E O SACRIFÍCO DA CRUZ, ESTÃO PARA ALÉM, TRATA-SE DE OUTRO ESPAÇO.

E é no respeito à CONDIÇÃO HUMANA, com tudo aquilo que deriva deste modo, que JESUS CRISTO fala, e não ao contrário.

O SACRIFÍCIO PELO DINHEIRO, É TODOS OS DIAS, TODOS OS LADOS, EM TODO MUNDO....
Fazer parte de um sistema como o nosso, onde se valoriza o TER, e não o SER, NÃO DÁ PARA ESPERAR OUTRA COISA....

O sujeito é tratado como uma parte de um funcionamento, dele é extraído tudo, força, energia, inteligência, em prol da empresa, em prol de uma séria de outras coisas.... O sujeito que precisa do DINHEIRO, para pagar suas dívidas, não tem escolha.

E quanto mais o sujeito se vê escravizado, também quer escravizar, e também acaba acreditando que esse é o caminho: O DINHEIRO TRAZ A FELICIDADE!
E desta mesma forma que além de ser escravizado, ele é rechaçado da roda dos "poderosos", ele também procura de alguma forma pertencer a alguma roda, para que um dia, quem sabe, faça parte da roda dos poderosos, e para isso ele aprende a excluir outros que imagina inferiores a ele próprio....

E assim sucessivamente....  Desde as primeiras horas do dia, até o final do dia, o lema é: ganhar dinheiro.  

Comprar, comprar, comprar....

O stress de não ter o que o outro tem. O stress de aguentar todo tipo de humilhação para ficar naquele cargo. O stress de não poder usar o pensamento próprio, não poder criticar, analisar, criar, num ambiente de trabalho, só receber ordens e executa-las....

E assim, sucessivamente.... 

NOS FINAIS DE TARDE, a bebida, o cigarro, chega o que for, para aliviar...  

Aliviar uma INSATISFAÇÃO PROFUNDA COM TUDO E COM TODOS.... 

IMPOSSIBILIDADE DE SER GENTE.


O SACRIFÍCIO PELO DINHEIRO



O SACRIFÍCIO DA CRUZ


Comentários

Postagens mais visitadas