O SENTIMENTO - DENISE FRANÇA


Curitiba, 07 de março de 2013.

Por que eu não me engano?!

O sentimento com certeza é um vínculo de afeição que nos aproxima de outrem.

Existem modos e modos de sentimento. 

Os obstáculos ao sentimento são programações que fazemos em relação a outra  pessoa, programações que interrompem o fluxo do sentimento.

A empatia em relação a alguém que não conhecemos nos faz querer o conhecimento desta pessoa, a aproximação, a vontade da presença. A empatia é uma energia positiva, gostosa de sentir, a presença do outro nos alegra, nos transmite bem-estar. 

A sensibilidade em relação aos outros tem uma variedade de nuanças. 

A minha sensibilidade em relação a outrem me permite localizar vários tipos de sensações em mim mesma. O conhecimento do outro é gradual, vai da convivência, das palavras, da conversa, mas sempre está ali, no primeiro momento do encontro, o teor de todo o resto que virá a seguir. 

Infelizmente, muitas coisas acontecem que prejudicam esta sintonia, a harmonia da convivência. Nós sentimos esta harmonia e bem-estar em relação a alguém que acabamos de conhecer, e em algum momento, percebemos que algo trava, nos incapacita de continuar a aproximação. Podem ser fatores externos, ou pode ser fatores internos.

A atração por alguém, no primeiro momento, tem sua razão de ser.... Eu olhos aquele homem, sinto atração por ele, percebo sua fisionomia, seu sorriso, o modo de ser, de falar, de se conduzir na vida. Mas, existem outros elementos que podem ser percebidos neste primeiro momento, que vão muito além do que nossa consciência possa administrar.

Algumas pessoas tem domínios destas sensações mais profundas, outras pessoas sequer conseguem perceber isso.

O tom da voz, por exemplo. O tom da voz nos conduz a muitos lugares, nos sugestiona outras sensações, nos aproxima de lembranças, de lugares, enfim. Nós reconhecemos ali, ao escutarmos a voz da pessoa, um motivo, um vínculo. O nosso corpo interioriza tudo aquilo que vem da outra pessoa, e estabelece conexões...

E nós em algum momento nos perguntamos, ou julgamos estes sentimentos e sensações que o outro nos produz. 

Deixar acontecer, simplesmente sentir, é o melhor caminho. Curtir a sensação da presença do outro, receber sem defesas o que percebemos, deixar e sentir com naturalidade, assimilar os caminhos deste sentimento é o que precisamos fazer e aprender com o tempo.

Eu não me engano quando vejo surgir esse horizonte de possibilidades...  A presença do outro produz em nossa vida várias transformações, sensações novas, outros espaços, a vontade se revitaliza e passa a preencher direções diferentes do nosso modo habitual. 

O AMOR É ASSIM, nós deveríamos aprender a amparar este sentimento, cultivar e entender a natureza deste sentimento, acreditar, e não nos reservarmos tanto em relação as demais pessoas na nossa convivência diária.

Simplesmente sentir, deixar as sensações vivas em nosso corpo e nossa mente, curtir, nos revitalizar com essa gama de possibilidades, sem julgar ou rechaçar aquilo que o outro em especial, ou outras pessoas nos causam...




Comentários

Postagens mais visitadas