CRÔNICA DO ABSURDO - DENISE FRANÇA

CURITIBA, 1º DE MARÇO DE 2013.

A RENOVAÇÃO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO


Estávamos almoçando quando minha prima perguntou: "Você já renovou sua carteira de motorista?!" Eu disse: "Não tive tempo ainda....".

Na verdade, eu pensei: "Renovar a carteira?! hahahahahahahahahaha".

Levantei cedo, e preenchi o boleto bancário para esta finalidade, renovação. Olhei pela janela, chovia muito... Peguei o guarda-chuva maior, fui até o Banco do Brasil, pagar o boleto, no valor de R$ 106,00 reais.

À tarde deste mesmo dia, fui até o Detran, andando... Cheguei lá, o guarda perguntou: "O que você veio fazer?!" E eu respondi: "Renovação da carteira de motorista..."  Ele disse: "O horário é das 9:00hs às 14:00hs." . Agradeci a informação, olhei no relógio, já eram 15:35 hs., resolvi ficar no centro, fui estudar no Farol do Saber, para depois assistir as aulas...

No dia seguinte, fui até o Detran novamente, e a transação foi rápida, e marcaram o Teste de Vista. 

No dia seguinte, por volta das 10hs, procurei na internet o endereço desta clínica:  Rua Frei ....., nº tal, BAIRRO CAPÃO RAZO, Ctba-PR.

Eu pensei, moro nas Mercês, ao lado do Hospital Nossa Senhora das Graças, Rua Alcides Munhoz, 393 (desde que nasci). Convidativo este endereço: CAPÃO RAZO.

Então, arrumei os documentos, e caminhei até a Rua João Gualberto, na frente do Colégio Estadual, onde estudo, para pegar o vermelhão em direção ao CAPÃO RAZO. Hora do almoço, ônibus cheio, sol quente....

E foi que foi, eu olhava pela janela as pessoas, pensei muitas coisas.... O rosto de cada um, a verdade escondida, a falta de sorte.... a sorte no AMOR.

Cheguei no terminal do CAPÃO RAZO, desci do ônibus, e perguntei a alguém onde ficava a Rua Pedro Gusso... Me disseram: "Segue ali adiante umas 6 quadras....".  A moça ainda perguntou: "Você está de carro??" E eu disse: NÃO, estou a pé.

Achei a Rua Pedro Gusso, e perguntei pela Rua: Frei não sei o quê.... O sujeito me olhou, e disse ao outro sujeito ao seu lado: "Essa rua é por aqui, não deve estar longe....". E eu disse: "Ai meu Deus, tenho um teste de Vista, as 13:00hs, para renovar a carteira de MOTORISTA..."   O sujeito disse: "Venha aqui, vamos telefonar para a Clínica e perguntar o endereço...".

Muito cordialmente, ele me forneceu o endereço: "Você sobe aquela rua ali, umas seis quadras para cima, e vira à direita, daí pergunta da clínica....". Eu agradeci e saí correndo.....

Fui correndo até encontrar a CLÍNICA PARA FAZER O TESTE DE VISTA...

Coloquei o meu polegar ali, o indicador também.

A mocinha disse: " A senhora pega esta folha e responde todas as questões, depois me entrega e espera na fila....".

AS PERGUNTAS:  RESPONDA COM SINCERIDADE, NÃO PODE MENTIR.

"Você sofre de algum mal?"  Etc e tal.... "Tem alguma probabilidade de você adormecer nas seguintes condições?!....."   Eu respondi: "NENHUMA PROBABILIDADE".

"Você fuma ou bebe, ou usa toxico?!"   Também não....

"Você usa algum medicamento?!" Também não...  E assim por diante.

EU NÃO MENTI, RESPONDI COM SINCERIDADE....

Então, o médico japonês me chamou.... Colocou o aparelhinho de pressão, marcou a pressão, o coração, etc e tal. E fez o exame de vista. ULTRA-RÁPIDO!!!

AO FINAL ELE DISSE: "`PARABÉNS! TUDO NORMAL, DAQUI HÁ OITO DIAS, A CARTEIRA CHEGA PELO CORREIO....".

E eu disse: Tchau e bom trabalho para o senhor....

Saí de lá, fui até a Avenida Winston Churchill, peguei o ônibus PINHEIRINHO, que me levou até a PRAÇA RUI BARBOSA. Desci, e andei até minha casa, no Bairro das Mercês....

CHEGUEI MUITO CANSADA. 

Fiz a minha CARTEIRA DE MOTORISTA, PRIMEIRA HABILITAÇÃO, EM 04/04/1989, quando fazia a FACULDADE DE PSICOLOGIA TUIUTI. Fiz a carteira para poder fazer os estágios de psicologia.... Mas essa é outra história.....

Meu pai pediu que fizesse a carteira. Tinha na garagem dois Fuscas Wolksvagem. Depois que tirei a CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO, meu pai saía para trabalhar com um dos carros, e fechava a garagem com cadeado...

A CARTEIRA DE MOTORISTA PERMANECEU NA MINHA CARTEIRA...

A segunda RENOVAÇÃO, FOI PRECISO FAZER O CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA, TAMBÉM FIZ, na mesma auto-escola, LUCIANA, com a mesma instrutora que me ensinou a dirigir.... Ela até riu, quando me viu...

A INSTRUTORA OLHOU PARA A TURMA DE SENHORES E SENHORAS DE MAIS DE SETENTA, e eu também ali no meio e disse:   "VOCÊS QUE DIRIGEM HÁ TANTOS ANOS....". 

Eu me apequenei na cadeira, e fingi que não era comigo... Fiquei quieta.

Terminei o curso, e renovei a carteira.

MAIS QUATRO ANOS, SEM CARRO.

ESTOU COM 48 ANOS DE IDADE, e minha carteira nacional de habilitação logo vai chegar....

COLOCAREI A CARTEIRA JUNTO AS OUTRAS CARTEIRAS.... 





E CONTINUAREI ANDANDO A PÉ PELAS RUAS DE 

CURITIBA, OU DE BIKE, OU DE ÔNIBUS, COMO TANTAS

 PESSOAS POR AÍ....








Comentários

Postagens mais visitadas