O PODER DE JULGAMENTO - DENISE FRANÇA

O PODER DO JULGAMENTO

A GREVE DOS POLICIAIS, À VESPERA DO CARNAVAL, É INCONSTITUCIONAL. (TRIBUNAL DE JUSTIÇA)



"AI  QUERIDO ASSIM NÃO PODEMOS CONTINUAR VIVENDO"
"AI QUERIDO ASSIM NÃO PODEMOS CONTINUAR"
"AI  QUERIDO ASSIM NÃO PODEMOS"
"AI QUERIDO ASSIM NÃO"
"AI  QUERIDO ASSIM"
"AI  QUERIDO"
"AI"

(godino cabas) um famoso psicanalista.


"....o objetivo do movimento seria 'colocar em risco a ordem' às vésperas do carnaval." (Miguel Kfouri Neto, Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná).
Em primeiro lugar, o OBJETIVO do movimento não é este.  Em segundo lugar, ele pode ser O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ, mas isso não significa que esteja certo...
EM TERCEIRO LUGAR, O OBJETIVO DO MOVIMENTO NÃO É COLOCAR EM RISCO A VIDA DE PESSOAS....

Aprenda-se a USAR A DEMOCRACIA:  TODO CIDADÃO TEM DIREITO DE IR E VIR, E DE DIZER O QUE PENSA. Tem direito de RESPOSTA. Usar indevidamente este direito, significa ludibriar a verdade, e portanto falseá-la. A FALÁCIA dos mestres é prevista deste os tempos da ANTIGUIDADE.

Os sofistas faziam isso no âmbito da filosofia: partir de uma premissa falsa.Uma pessoa em seu posto de legislador, pode declarar uma sentença, o juiz pode determinar se o acusado vai para a execução ou não. Sim, isto ele pode fazer... Mas não significa que ele esteja certo e saiba qual é a VERDADE.

MITIGA em proveito de todos os juízes e desembargadores, etc e tal, esta falsa impressão de que todos são detentores de saber, que o exercício que fazem deste saber é correto. Mas a realidade prova que isto NEM SEMPRE É ASSIM.... E mesmo em suas vidas pessoais, a sua conduta prova que há uma grande distância entre aquilo que professam em seus cargos e aquilo que ordianariamente fazem em suas vidas. Há aqueles que se salvam... Mas isto é uma raridade.
Por que???? Porque existe um preço a ser pago na razão da VERDADE. E esse preço a ser pago é muito caro. Existem sujeitos iludidos, achando que o DINHEIRO pode comprar a palavra de outra pessoa, pode a pessoa vender esta ilusão, a VERDADE sempre estará aonde deverá estar, independentemente deste comércio de ilusões....

Não me causa impressão nenhuma a palavra de um Legislador, se ai não couberem outras coisas.... Como eu disse: se engana o sujeito que acredita ser o lugar que ocupa. Esta é a sua primeira ilusão. (Não estou falando de ninguém em especial...).

Não se trata de dinheiro. Não é possível estabelecer um preço pela vida de uma pessoa. O MOVIMENTO, A GREVE, é efeito, não é causa.  O que me perturba, e me deixa a pensar, são esses entraves para que a coisa avance... O sujeito chega, e vai reivindar seu salário com o chefe... O chefe chega e diz: caladinho ai, porque senão, rua.... E o sujeito, continua trabalhando sem poder abrir a boca, porque a autoridade aparente do chefe, o impossibilita de reivindicar um direito seu....

Isso é um grande entrave À DEMOCRACIA... Aquele que costuma usar da sua autoridade aparente, para cercear esse direito, não merece ocupar o lugar que ocupa.
"Greve, movimento, são coisas de COMUNISTA...." Não são coisas de comunista... Reunir um grupo de pessoas para  a discussão de uma questão, para o manuseamento de um conceito legal, para a assimilação de uma situação  nova, isso não é coisa de gente que não tem o que fazer, de gente comunista, ou de gente desocupada, muito pelo contrário. A pessoa que se predispõe a parar o seu movimento, e analisar a sua vida, e mais ainda, se colocar a disposição de um grupo para juntos pensarem a respeito do que acontece, são pessoas de iniciativa, são pessoas humanas, são pessoas com potencial para fazer outra coisa.

OUTRA COISA. E PARA FAZER OUTRA COISA, NÓS TODOS, SEM EXCEÇÃO, PRECISAMOS DEIXAR DE LADO A EMPÁFIA. A EMPÁFIA DE nos CONSIDERARMOS MELHOR QUE OUTREM, DE NOS CONSIDERARMOS DETENTORES DE UM SABER, DE NOS CONSIDERARMOS PODEROSOS, DE NOS CONSIDERARMOS O MESTRE.

o verdadeiro mestre não mitiga a VERDADE.

É primário colocar a manifestação do sujeito, no lugar de OPOSIÇÃO ao MESTRE. A manifestação do sujeito, cabe no espaço da outra fala, aquela que não está sendo ESCUTADA, e que aparece neste primeiro momento, como DEMANDA, OU SINTOMA.... e nunca está só, sempre esta fala vêm acompanhada... Vêm acompanhada  de julgamento. Porque o sujeito se sente culpado.... e o seu lugar efetivo é o de responsável e o seu compromisso é com a verdade. O funcionamento é este.... Não conheço outro funcionamento para aquele que rompe o SILÊNCIO, para usar da palavra.

ASSINADO: DENISE FRANÇA

Comentários

Postagens mais visitadas