DARCY RIBEIRO - DENISE FRANÇA

O BRASIL DOS BRASILEIROS... (DARCY RIBEIRO)

A MULHER BRASILEIRA...

OS ÍNDIOS...

A FORMAÇÃO DA RAÇA BRASILEIRA...

A NOSSA CULTURA...

: DARCY RIBEIRO.

UMA COISA LEVA A OUTRA. Darcy Ribeiro conhecia o povo brasileiro como a palma da mão. E com uma paixão madura, sulcada em cada passo seu. A sua obra é privilégio, é maravilhosa... Felizmente o Brasil tem homens... Aliás o Brasil prepara homens para o mundo, e não o contrário.
Li grande parte da obra de Darcy Ribeiro, porque a antropologia me agrada, me interessa. Eu nunca digo: me esqueço. Eu digo: me reporto... A memória, vamos aquilo que lembramos, terreno cultivado, vinhedo, portal, sítio, sede de nossos antepassados...

Hoje em dia, percebo, muitas pessoas, pela simples preguiça em cultivar, preferem tornar ruim aquilo que é bom, desde o seu nascedouro. E DELETAM, imagino que este fenômeno, DELETAR, tornou-se um verbo dentro do Dicionário... Linguagem da informação, ora vejam vcs, a informação nos diz: DELETAR.

eU NÃO JOGO NO LIXO, frações da minha vida, são assimiladas, absorvidas e implicam toda a corrente do meu sangue, o meu pulsar.  Assim, a obra de Darcy Ribeiro, sua frenética fala sem parar, seu amor apaixonado pelo Brasil, por tudo que é Brasil.

eU NÃO JOGO NO LIXO, essas frações absolutas da vida, minha e de outros que por algum momento, se reportaram a minha pessoa. Existe um porto, nesse intervalo do encontro com o outro. Não é irrelevante essa centelha de encontro, jamais. O que é irrelevante, meu queridos, é que essa palavra DELETAR, embora seja ativa e praticada milhares de vezes nos meios de comunicãção, e informação, essa palavrinha, não tem o poder que querem dar a ela.... Absolutamente. Porque o traço, de qualquer pessoa, volta sobre ela... E quando digo que volta, porque o traço, esta linha da vida, se inscreve ao percorrê-la. A vida é ávida de significado e sentido.

O PSICANALISTA LACAN DIZIA: ....É PRECISO VOLTAR AO TEAR, mais de uma vez. E que figura mais própria essa, que ele escolheu, não ao acaso: TEAR. Que nos remete a muitas coisas: tranças, fios, destino, nó, imbricação... e por aí afora. Essa trama, a história do sujeito, é resignificada umas cem vezes, pelo menos. O LACAN, da mesma feita, em toda sua obra, se reportou a CLAUDE LEVI-STRAUS, também antropólogo...

A Língua Matre, o nosso portugués, o portugues do Brasil, assim é dito na internet. Não é o português do Portugal, porque o solo é brasileiro. Claude Lévi-Straus, escreveu muito sobre o Brasil, percorreu a Amazônia, seus rios, e sua civilização... O que ele escreveu: ma-ra-vi-lho-so, escandalozamente maravilhoso, o Brasil. E por isso mesmo, roubado desde o se nascedouro. O Brasil roubado, e eu digo: violentado....

Beleza ímpar, natureza vertical, tropicalismo, tudo.... Ma-ra-vi-lho-so. É preciso que os homens venham se fazer aqui, e não que se façam lá fora, para depois voltar, e vilipendiar o lugar onde nasceram... Isso é prostituição, meus queridos.

....e começei falando sobre o Darcy Ribeiro,  para lubrificar os políticos, com politização, ou seja: lugar, espaço, o lugar dentro de um espaço de tempo, sofrendo a ação dos  homens, a cultura, o povo, a sua VOZ. LUBRIFICAR OS POLÍTICOS daquilo que lhes falta, memória.

... MEMÓRIA: FOGO-FÁTUO....





ASSISTAM O FILME:  O NOME-DA-ROSA. 


Comentários

Postagens mais visitadas