EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO 2012 - DENISE FRANÇA

EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO 2012

O HÁBITO FAZ O MONGE.  A praxis.  A prática leva o sujeito a democratização... Prática saudável, é claro. Pertencemos ao mundo, à diversidade de formas, nós produzimos essa diversidade, e essa diversidade se dá sempre em razão do tempo, daquilo que aos poucos vai ganhando significado pelo e através do empenho do sujeito no dia a dia.
O BRASIL, eita país, de léguas e léguas... monumento. Existe uma CULTURA BRASILEIRA. Existe uma história brasileira, existiram muitas lutas travadas neste solo, muitos heróis, muitas lendas, muitos artistas e intelectuais.... O BRASIL é o BRASIL.
Entramos em outro ANO onde se cumprirá o VOTO DO POVO, nestas eleições de 2012, para PREFEITO E VEREADOR. OS PARTIDOS, começaram a se mobilizar em torno desta situação. O FUNCIONAMENTO começa, os políticos agilizam suas bancadas....
Eu não sou política, nem sou cética quanto ao exercício da DEMOCRACIA. Mas eu observo, e convivo com pessoas de todas as realidades possíveis... Vivi em casa de políticos, longa data. Não me causa repulsa ou temor falar sobre isso, e expor o meu pensamento.
Eu não tenho um partido, não sou afiliada a nenhum partido. Mas eu congraço os partidos e seus afiliados a embarcarem neste MOMENTO, e  exercitarem sua capacidade de contestação, de observação, seu ideal, ideais, utopias, seja lá o que for.  Façam isso, o FERVOR acontecer. Não tornem sempre a MESMICE dilacerante daqueles que repetem a ladainha: os políticos não prestam....
Se o ESTADO existe, o voto popular existe, então, a produção de sentido, e de significado pode ser melhorada a cada tempo, em seu exercício efetivo. E deste exercício, saem alguns que se sobressaem, digo, aqueles que conseguem ultrapassar e modificar esta forma política, em seu dizer.
A ORATÓRIA, não precisa ser mentirosa. A ORATÓRIA, pode ser verdadeira, ou criativa, ou autêntica.... eu acredito nisso.
Gosto muito de me sentar, e escutar a pessoa falando.... Posso ficar horas escuttando alguém falar, isso é muito precioso, nós aprendemos com isso. Aprendemos inclusive, a escutar aquilo que dizemos.... ESCUTAR PRIMEIRO AQUILO QUE DIZEMOS....
AS MÁSCARAS VELADAS DA FALA HUMANA, são muitas. Escutar o que dizemos, para escutar o que o outro diz, nos ajuda a localização do nosso propósito e intenção, o tempo, o verbo, o objeto que prevalece no nosso dizer.
Vamos aprimorar este sentido, o ouvido, vigiar e cuidar... Dizer melhor, com mais vitalidade e sinceridade aquilo que pertence ao nosso mundo, e estarmos abertos e à disposição do outro, em sua diversidade de interesses, em sua diversidade real.
O SUCESSO DESTE EXERCÍCIO DEPENDE DA HUMILDADE EM SE COLOCAR A DISPOR, PARA ESCUTAR....



E, NÃO SEI PORQUÊ, LEMBRANDO DE JÂNIO QUADROS: "FI-LO PORQUE QUI-LO....".

OBSERVAÇÃO:  ESTAS DUAS IMAGENS EU PEGUEI DO SITE DO P.D.T., E VEICULEI, NÃO TEM NENHUMA INTENÇÃO POLÍTICA DE APROPRIAÇÃO, NEM GANHO COMERCIAL, NEM INTENÇÃO ESCUSA. APENAS AS IMAGENS SERVEM COMO EXEMPLO.... EXEMPLO DESTE EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO....

Comentários

Postagens mais visitadas