FAMÍLIA (ESTRUTURA): MANDOS E DESMANDOS (4) - DENISE FRANÇA

CURITIBA, 31 DE MAIO DE 2013.

 Continuação....

Não uso maquiagem, não costumo "maquiar" a realidade. Se falo sobre a minha vida, se para falar de assuntos relevantes ao mundo, às pessoas, escondo e reporto a elas apenas uma "imagem", possivelmente estaria sendo desleal com o leitor.

INCRIVELMENTE, usando esta palavra que li no texto do Doutor Flávio Gikovate, incrivelmente algumas pessoas "acham" ou "gostariam" que eu contasse mentiras, histórinhas bonitinhas e maravilhosas a respeito da minha vida particular e pessoal, para assim deste modo esconder condutas, e comportamentos de outros seres que fizeram parte desta existência.

SINTO MUITO, NÃO POSSO!

 Na leitura de tudo aquilo que escrevo, acho também que dá para perceber que o meu interesse no ser-humano, não é o mesmo interesse das fofoqueiras que vivem nas esquinas da vida. O meu interesse é sério, a minha vida, a minha existência depende de tudo aquilo que eu filtro da realidade.

Eu não devolvo às pessoas que me cercam a gratuidade da vida. Custa caro levar a sério a vida, a nossa, e das demais pessoas. Custa muito caro mesmo. A gente fica, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, COM UM SALDO DEVEDOR...

Muitas pessoas, as mais íntimas, nos cobram a FALSIDADE.

Gostaria de dizer, "nossa... o meu pai era um cara que me respeitava, carinhoso, afetuoso, que beleza". Não sei porque razão as pessoas não podem dizer o que sentem e o que foi, o que está sendo. Mentem idiotamente para si mesmos e para os outros, e cultivam essa mentira como verdade, sabotam a vida, devolvem uma IMAGEM IRREAL...

Explico o porquê disso: a cultura nos obriga a dizer que estes seres que nos criaram são PERFEITOS. São modelos de vida, inatingíveis.... SÃO O IDEAL. A realide diária nos demonstra outra coisa: a humanidade, são pessoas, são fálíveis....  E quanto mais volvemos para o IDEAL, mais longe ficamos da possibilidade de uma relação mais autêntica, mais espontânea, menos sofrível, e mais cabível a cada um...

Se uma mãe decide RENUNCIAR A SUA COROA DE RAINHA, e opta pela amizade com o filho ou a filha, possivelmente a vida e a convivência se tornarão menos árdua para ambos os lados. Ou seja, esta mãe poderá revelar seus pensamentos, suas emoções, numa "boa", sem se sentir ridícula ou apequenada em razão daquela imagem que criaram.... E o filho sentirá mais facilidade de chegar até essa mãe para conversar, trocar idéias....

A RECÍPROCA É SEMPRE VERDADEIRA.

Um pai autoritário, despótico, não pode esperar do filho senão a distância e a inimizade, o CONFLITO.

A amizade com o filho não quer dizer anarquia, mas respeito. Amizade e responsabilidade. Responsabilidade no lugar do medo e do mando.

Comentários

Postagens mais visitadas