A PRESENÇA DE ELIAS MATTAR ASSAD - DENISE FRANÇA

Curitiba, 07 de fevereiro de 2013.


Dizem que antes do homem sempre vem o menino....

O menino nos indica muitas coisas, nos fornece caminhos.... Interrogamos o tempo, interrogamos a nossa falta de tempo para coisas como o AMOR, a AMIZADE, a necessidade alheia que suspende uma rosa de pedido em nossa direção, e não a enxergamos, e nas horas mais incautas, é este menino que nos dá a mão....

Confesso que vivi, Elias Mattar Assad.  E naquele dia  eu estava triste, e saí a andar pelas ruas de Curitiba, Largo da Ordem, era domingo, fui até a Igreja do Rosário....  Fiquei ali assistindo a missa, e depois saí, e vi na escadaria da igreja um menino, com uma caixa de papelão e dentro, dois filhotes de cachorro...

Sou bem recebida pelas crianças... O menino me olhou, e eu me sentei, puxei conversa, peguei um dos filhotes no colo, gosto muito de cachorros, e começei a conversar com aquele menino.... E ele me contou a seguinte história:

"Jogaram aqueles filhotes num boeiro aberto próximo a sua casa. Já não é a primeira vez.... E fazem isso porque eu pego os cachorros e cuido... Resolvi trazê-los à feira para adoção.... Minha mãe tem uma banquinha ali, estou com minha tia.... E espero que consiga um dono para esses cachorrinhos....".

A educação deste MENINO me impressionou à primeira vista.... A sensibilidade dele ainda mais.... A preocupação dele com a vida, muito mais.... E fiquei ali ao seu lado,  conversando.... E ele saiu por alguns minutos, eu fiquei no lugar dele, mostrando os filhotes às pessoas que paravam....  Depois ele retornou, e ficamos os dois... Até que chegou uma moça morena, e eu disse: ah pega, leva, olha só, ele vai trazer muita felicidade pra vc.... E, a mocinha realmente estava procurando  um filhote...

As coincidências são flutuantes na minha vida, me indicam uma direção, sempre.... A moça procurava um filhote e encontrou.... Ligou para seu namorado, e tudo foi decidido ali, ela ficou com o cachorrinho...

ESSE MENINO ESPECIAL, segurou o cachorrinho nas mãos antes de dar aquela moça, e deu um beijo no cachorrinho de despedida. Eu vi ali uma demonstração inusitada do FUTURO DAQUELE MENINO... 
Com certeza, PENSEI, causas NOBRES....

Um pouco antes, outro senhor, sentou-se na escadaria, com um cachorro GRANDE E MAJESTOSO, UM SÃO BERNARDO.... 

Quando me levantei para ir embora, me despedi do menino, e já não estava mais triste..... Acho mesmo que era para encontra-lo ali, e ter esperanças de futuro, o futuro de todos nós.... E então, passei em frente a este senhor e olhei para ele.

Eu olhei para o ELIAS, e percebi que ele não me era estranho.... Conhecia de algum lugar, ou o vi em algum lugar.... Fiz um comentário a respeito de seu cachorro.... Mas ele permaneceu calado, possivelmente nem percebeu que eu tinha dito alguma coisa.... E, como não queria ser inoportuna, disse tchau a pessoa que estava ao seu lado e fui embora....

Então, este era esse. E O MENINO ME DEU A MÃO.... E FOMOS OS DOIS....

As histórias que envolvem bichos, são sempre sinal benfazejo pra mim.... Encontro AMIGOS importantes nestas situações.... enfim...

A SEGUNDA VEZ que vi esse homem: ELIAS MATTAR ASSAD, eu estava da mesma forma, sentada no degrau da porta de uma loja, na RUA XV. Esperava um amigo, advogado e escritor, Martins Dagostim, com quem converso aos domingos, na Confeitaria das Famílias.... amigo de longa data, professor do CEFET, onde estudei nos anos idos de 1979....

Eu sentada ali, via a chuva, e inusitadamente, novamente, o ELIAS PASSOU com o seu SÃO BERNARDO... e as crianças ao seu redor....


A PRESENÇA DE ELIAS  me suscitou estes sentimentos... Não o conheço pessoalmente, muito pouco sei a seu respeito... Mas sei que o MENINO está ao seu lado....


Comentários

Postagens mais visitadas