PROFILAXIA EM RELAÇÃO À VERDADE - DENISE FRANÇA

CURITIBA, 15 DE FEVEREIRO DE 2014.




         Eis aqui outro vídeo colocado na internet, motivo de muitos comentários.
                Esse foi o instante onde o Camburão com os deputados entrou na Assembleia Legislativa do Paraná.
                O Delegado Franscischini foi afastado do carro por um manifestante....
                Assisti a esse vídeo e achei engraçado mesmo.... Mas há razões para isso. O manifestante afastou o Francischini do camburão. Não vi nenhuma atitude de agressividade em relação a esse Delegado. Se fosse para ser agressivo, teria no ato agredido diretamente. Ele foi até o Delegado e o afastou, impedindo-o de ter acesso ao Camburão.
                Eu estava lá esses três dias de greve, manifestação.  A APP SINDICATO E A CUT realizaram uma manifestação surpreendente, histórica, e muito bem organizada. Em nenhum momento, principalmente no momento crucial de tomada da Assembleia, os líderes deste sindicato, não atiçaram os professores para a violência, ou coisa do gênero. Muito pelo contrário. E todas as pessoas que estavam dentro da Assembleia, eram pessoas cadastradas, justamente para evitar infiltração de outras pessoas que pudessem incitar à violência.
                Nesse momento derradeiro, os líderes pediram que os professores não recuassem, entrassem, mas não jogassem nenhum objeto contra os policiais, só palavras de ordem. E foi o que os professores fizeram.
                Por isso mesmo, só houve relato de 3 pessoas machucadas.
                Fico pensando o seguinte, não dá para negociar a verdade, nem dá para rechaçar todo esse movimento, é impossível. 
                Cabe dizer mais uma vez:  os deputados eleitos pelo povo para representa-los na Assembleia, cumprem seus mandatos sem responsabilidade, sem saber o que estão fazendo, sem maturidade para isso.
                Eu estava conversando com duas mulheres que trabalham ali há mais de 20 anos, e as duas disseram a mesma coisa:   “eles se transformam.....”.  Eu perguntei a ela se as pessoas mudam depois que são eleitas e começam a exercer o cargo ali dentro.... E ela continuou: “mudam completamente....”.
                Ninguém precisa aqui ser um estudioso do comportamento humano, doutor em psiquiatria, psicologia, etc e tal, para perceber a coisa mais obvia do mundo. Essa manifestação, indica tudo isso.  A distância existente entre aquele que faz a legislação e aquele que sofre as consequências dos atos destes deputados.
                Essa distância entre o povo e aquilo que ali se executa, o comportamento e a atitude do Deputado, é óbvia. A manifestação tornou isso a coisa mais evidente:  os deputados se refugiaram no restaurante da Assembleia para dar continuidade à sessão. Tiveram medo do que ali estava acontecendo. Não estão preparados e nem tem maturidade para lidar com situações desta natureza. Diante do medo e do risco que sentiram, os deputados mais novos ficaram apavorados, temeram por suas vidas. Alguns insultaram o povo que ali estava, como se a manifestação do povo não fosse legítima.  Não dá para negociar a verdade, sinto muito.
                São omissões à fidedignidade da realidade do povo, saúde, educação, etc  e tal. Usam e abusam de sua autoridade, e se isso não bastasse, tem plena convicção de que possuem alguma espécie de poder sobre aqueles  que o elegeram. Usam a palavra poder de forma distorcida e  incomensuravelmente descabida. Não tem poder nenhum, estão iludidos acerca do que possa significar essa palavra “poder”. Mas se sentem poderosos ao longo do cumprimento dos seus mandatos, e em razão disso, projetam sobre o povo, atitudes e comportamentos de forma profilática.
                Criam uma distância em relação ao povo, se apartam da realidade, e esse vazio existente entre eles e aquilo que se passa na realidade ordinária de que cada pessoa, é ocupado e suplantado pela burocracia reinante. Burocracia que não é nada mais do que um adiantado estado de putrefação deste cadáver fabricado e produzido por eles mesmos e sua incompetência para exercer e representar o povo.
                Nessa manifestação eu senti isso:  o retorno: o poder volta para  quem o é de direito
                : O POVO. O poder emana do povo, a ele pertence. Qualquer outra formação secundária, arbitrária, já traz em sua natureza o sintoma de que o poder caduca em mãos de pessoas que não sabem administrar esta graça e esta fé.
                Essa distância, esta margem em relação ao povo, este “medo de tocar”, de se deparar com a verdade, de romper o segredo, tudo isso está VISÍVEL NESTA MANIFESTAÇÃO. Os muros, as grades, as barricadas, etc. são indícios, de que algo não anda bem.  E estou sendo boazinha, algo não está nada bem.
                Mas, a maior falta de vergonha em relação ao povo, que fere a dignidade de qualquer pessoa humana, extorquir aquilo que lhe é de direito, o salário, a previdência, os benefícios, para tapar um buraco  produzido e cultivado ao longo dos anos pelo capital desenfreado e selvagem.... o neoliberalismo.
                “Tudo vai mal?!  Tudo!!!”  E assim diz a música e esta é a letra. As medidas profiláticas em relação à verdade, não adiantam e não adiantarãoPORQUE NÃO DÁ PARA NEGOCIAR A VERDADE.


Ass.:  Denise França

           Aquela que tudo vê e tudo sabe.



Comentários

Postagens mais visitadas