O ESTADO DO PARANÁ É O SEU POVO - DENISE FRANÇA

CURITIBA, 13 DE FEVEREIRO DE 2015.


MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO PARANÁ, APP SINDICATO E CUT.





DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2015
INSTANTES ANTES DO CAMBURÃO ENTRAR NA 
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO
ESTADO DO PARANÁ,
LEVANDO OS DEPUTADOS ESTADUAIS EM SEU INTERIOR.



MOMENTO HISTÓRICO! 



Os professores estavam sentados na frente  dos portões da Assembléia Legislativa do Paraná. A resistência foi pacífica durante o tempo todo desta manifestação.
O Governador deste Estado, Beto Richa, disse à imprensa que se tratava de baderneiros infiltrados.... Lêdo engano! Mas é compreensível porque o Governador não estava presente nesta manifestação dos professores, de forma que não sabe absolutamente nada do que ali se passava.

Todas as pessoas presentes nesta manifestação, professores, ou pessoas do povo, são unânimes em dizer: MANIFESTAÇÃO PACÍFICA E MUITO BEM ORGANIZADA.

Não podemos dizer o mesmo quanto aos Deputados e sua fuga para os subterrâneos da Assembléia na tentativa de realizar a sessão.... Fico imaginando esta "cena" como parte de um roteiro de  filme: digna de uma comédia hilariante.... Porque não esperamos essa atitude de uma personagem que representa o POVO.... Atitude completamente contraditória aquilo que imaginamos e pensamos para alguém que representa o povo de um Estado ou País.

Os professores a todo tempo se mostraram tranquilos, coerentes, solidários, unidos, sem nenhuma atitude que comprometesse a condição deles. A dignidade destes professores a todo tempo esteve presente.

MOMENTO POÉTICO.  Além de histórico, poético, porque eu estive ali à noite, no dia 11 de fevereiro, e pude contemplar as luzes da Praça Nossa Senhora Salete acenderem ao cair da noite, e nos jardins desta praça, as tendas onde os professores ficavam, os grupos conversando ao redor da esperança, o silêncio, as cigarras cantando, noite linda de PAZ E BEM!!!





Os professores estavam secos do sol escaldante durante esses dias, mas não deixavam a ternura da sua existência se esvair.... Observei pessoas de todas as idades, irem e virem, rodas de professores, lideranças organizadas, cidades do Paraná, camisetas coloridas, estandartes de vitória, coragem, vontade. Não havia tristeza mas persistência lúdica, a mesma persistência que acompanha a carreira vocacional destes seres.

E assim como eles se conduzem em suas vidas diárias, ali conduziram a manifestação legítima de suas reivindicações. 

A Assembléia Legislativa e seus representantes deveriam agradecer o PRIVILÉGIO DESTA OCUPAÇÃO DE PROFESSORES DO NOSSO ESTADO DO PARANÁ.  Nenhum constrangimento em receber milhares de professores nestes 3 dias de manifestação, deveríamos AGRADECER A PRESENÇA DESTES PROFESSORES!

O ESTADO DO PARANÁ NÃO É UMA ENTIDADE ALEATÓRIA. O ESTADO DO PARANÁ  É A FORMAÇÃO DA UNIDADE DO SEU POVO!

A todo momento, a PRAÇA NOSSA SENHORA DA SALETE recebeu em seus braços de mãe Maria, os pais, mães, educadores deste POVO. E em seu seio maternal foram discutidas as propostas e reivindicações, EXPRESSÃO E MANIFESTAÇÃO Á ALTURA DE UM EDUCADOR LEGÍTIMO, o PROFESSOR.

Aos líderes desta manifestação, APP E CUT, também minhas congratulações, porque organizaram a Greve destes professores com total coerência, responsabilidade, comprometimento e PRESENÇA. Os líderes estavam presentes a todo momento.

A DIFERENÇA ENTRE UM LÍDER LEGÍTIMO E UMA LIDERANÇA MENTIROSA É ESTA: A PRESENÇA DO LÍDER NO CAMPO DE BATALHA.

Os professores nos concederam esta "lição":  PRESENÇA EFETIVA, CORAGEM, PERSISTÊNCIA. Esta lição deveria ser repassada a esses DEPUTADOS, porque foram eles que se refugiaram nos subterrâneos da Assembléia. Foram eles que não mostraram seu rosto, sua face. Com exceção dos Deputados Solidários aos Professores. Estes estiveram presentes junto ao Povo, sem medo. 

A VERDADE É ASSIM:  Não adianta esconder, a verdade APARECE lá onde existe a contradição, a mentira, a insensatez, o abuso.... A VERDADE SE FAZ PRESENTE. Não é possível esconder, ou (se) esconder dela. 

Infelizmente, estes Deputados mostraram completa incapacidade para lidar com uma situação que exige calma, inteligência, compreensão, diplomacia, maturidade. O comportamento destes Deputados indica aquilo que eles pensam, aquilo que eles fazem em suas vidas privadas, e irão fazer no decorrer de sua carreira política....  

Quanto ao GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, eu não tenho palavras para dizer o que sinto e o que percebo desde há muito tempo. O depoimento dele, totalmente incoerente, inábil para um governante.... E obviamente, não dá para esperar outra coisa de alguém que não se faz presente, de alguém que não sabe o que significa REPRESENTAÇÃO DO POVO, não sabe qual a diferença entre uma autoridade de fato e uma autoridade de direito.... Não, ele não sabe.  NÃO SABE FAZER. E possivelmente  sua arrogância e insensibilidade seguirão com ele ao longo de sua vida.

Quanto aos Policiais Militares que ali estiveram, cumpriram sua função, não usaram de violência, usaram a autoridade que cabe a eles, com inteligência, e foram solidários aos professores, estavam presentes nesta manifestação, conversavam com os professores, andavam pela praça, observavam as pessoas ali. Os policiais militares ficaram nestes 3 dias, sem descanso, em pé, e foram confortados por muitos professores, com comida, e diálogo.

MOMENTO DE GLÓRIA.  Dia 12 de fevereiro, às 14:34 horas.  Neste momento, os líderes da Greve pediram aos professores que se sentassem no chão, em frente aos portões da Assembléia Legislativa do Paraná, para impedir a entrada dos Deputados. E impedir assim a votação do pacote de maldades....

Os professores assim se colocaram. Todos sentados. E, inesperadamente, ouvi um estouro vindo detrás da Assembléia.  Logo após, a manifestação ficou conturbada, os professores se levantaram para saber o que estava acontecendo: um Camburão da Polícia, trazia em seu interior os Deputados apartados do bando, e entraram desta forma na Assembléia, junto à tropa de choque. 

Os líderes da manifestação pediram aos professores que não saíssem da Assembléia, não recuassem e ficassem ali, sem violência. Pediram aos policiais também, que mantivessem a paz.... Ouvi mais dois estouros. Eram bombas de lacrimogênio.... Os líderes pediram aos professores que não arremessassem qualquer objeto nos policiais, a não ser palavras de ordem.

 Grande parte dos professores ficou dentro da Assembleia, com coragem. E outra parte dos professores, subiu até o Palácio. E ficaram embaixo da marquise. Se anunciava a chuva.

O mais belo momento que tive o privilégio de assistir e participar. A hora em que os professores deram o passo derradeiro em direção à Assembléia Legislativa do Paraná.

Fosse a mão de Deus, a conceder-lhes resistência e coragem. A chuva começou a cair, e inesperadamente tornou-se forte junto ao vento. Eu vi a inclinação da rajada de vento e chuva junto aos professores, fosse a mão de  DEUS PRESENTE A DAR-LHES A DIREÇÃO. 

E assim foi. Um campo de batalha e de VITÓRIA!!!!

Logo depois que a Assembleia foi tomada, foi anunciada a suspensão da votação. E um grito de vitória se deu unanimemente em toda a PRAÇA, POR TODOS....

Depois, a chuva parou, e os ânimos foram ficando mais tranquilos. O PACOTE FOI RETIRADO!!!!!

ALEGRIA E VITÓRIA DE TODOS AQUELES QUE ESTAVAM ALI PRESENTES..... 

VITÓRIA DO POVO DO ESTADO DO PARANÁ. DESTES REPRESENTANTES DIGNOS DE ASSIM SER CHAMADOS, EDUCADORES DOS FILHOS DESTA NAÇÃO....




TENHO DITO E ASSINO EMBAIXO.

ASS.:  DENISE FRANÇA
          AQUELA QUE TUDO VÊ, E TUDO SABE.








Comentários

Postagens mais visitadas