AS PESSOAS MUDAM? - DENISE FRANÇA

Curitiba, 02 de janeiro de 2013.

COMENTÁRIO A RESPEITO DO VÍDEO DO DOUTOR FLÁVIO GIKOVATE:  "AS PESSOAS MUDAM?"

Não sei se as pessoas mudam, mas sei que é possível mudar. A dificuldade da mudança se encontra na sedimentação egoica do sujeito. Ou seja, ele pensa que é exatamente aquilo que pensa, está soldado numa aparência de ser, vê a realidade conforme o lugar onde se encontra.

Ora, o primeiro passo para a mudança, é sair deste lugar, é observar a própria linha de pensamento e raciocínio, observar a intenção que o leva a assumir esta ou aquela conduta. Ora, aquele que observa já não é o mesmo que executa a ação. 

VIVEMOS sem a noção do que fazemos e do que somos. Corrigimos a nossa identidade segundo informações e ordens que vem de fora, de terceiro. Ou segundo informações que fabricam modelos de identificação, sócio-cultural, etc e tal. 

Só começamos a admitir que não somos exatamente isso, quando estamos sozinhos, e aí nos deparamos com o silêncio e a solidão. Existem pessoas que entram em pânico quando se encontram sozinhas, sem acesso a outras pessoas. Desse estado de solidão brotam a ansiedade e a angústia, porque o mundo se transforma repentinamente numa incerteza. 

Nesse sentido, observamos o quanto o ser-humano procura recursos para se manter dentro de sua MESMICE, e para se refugiar em grupos ou bandos. 

SE este sujeito humano, consegue vencer este primeiro obstáculo, ele consegue dar o primeiro passo em relação à mudança. Ele passa a ocupar um outro lugar, e passa a considerar a realidade de um outro ponto de vista.... E assim pode renunciar a sentimentos anteriores a esse estado, a atitudes anteriores a esse lugar. 

E ASSIM SUCESSIVAMENTE, consegue desconstruir essa identidade cristalizada, e passa a assumir outras possibilidades. 

E tudo depende de um exercício diário. Sair literalmente do lugar, andar por lugares diferentes, conhecer pessoas diferentes, escutar essas pessoas, procurando não tecer um julgamento. Conviver com pessoas diferentes, frequentar outras realidades. 

Isso tudo nos possibilita tornarmos mais flexíveis.... E essa flexibilidade é exatamente proporcional aquilo que o nosso corpo passa a sentir, as emoções, sentimentos, percepções. 
Um corpo flácido, por exemplo, só se tornará RESISTENTE, a partir de um esforço físico. Não existe nenhuma pílula milagrosa para tornar um corpo consistente, adquirindo tônus muscular, senão através do exercício físico. 
Esta mesma modulação, para o sentimento. Quando somos capazes de aceitar uma outra realidade, admitir a existência de coisas e pessoas diferentes, pensamentos diferentes, assim também nos tornamos mais sensíveis, mais humanos...

MEU PRÓPRIO CASO:

EU VIVI MUITOS ANOS SEM PODER SAIR DE CASA, SOZINHA  CHEGUEI AO PONTO DE NÃO CONSEGUIR ATRAVESSAR UMA RUA... EM DEPRESSÃO PROFUNDA... LOGO APÓS UMA SEPARAÇÃO, E OUTROS FATORES....  

AGORAFOBIA:

Eu vivi essa situação na pele, um medo inexplicável, e mesmo diante de todas as tentativas e explicações para essa sensação de medo, eu dizia a meu analista: já lhe disse tudo que podia, já tentei tudo, mas infelizmente, já não encontro mais nada que possa resolver este problema.... E eu disse isso a ele, realmente do fundo do meu coração, porque era inexplicável....

Meu pai naquela época, me levava de carro até o psicanalista.... Era uma TORTURA, até chegar ao psicanalista, eu ouvia tantas coisas por parte do meu pai, tantas coisas insólitas e inoportunas, que era bem pior me conduzir até lá em companhia do meu pai, do que chegar lá sozinha....

E REALMENTE EU CHEGUEI AO PONTO DA INSUPORTABILIDADE DESTA SITUAÇÃO!!!!

Um dia, quando comecei a escuta-lo reclamar, resolvi dizer: NÃO, HOJE EU VOU SOZINHA.

EU pensei, a única coisa que vai me acontecer, é cair na rua, e se isso acontecer, alguém vai providenciar um socorro, só isso. DANE-SE.

E FUI. ABRI o portão de casa e comecei a andar.... Vocês acreditem, uma sensação terrível, eu praticamente dava cada passo como se estivesse andando num atoleiro.... E sentia atrás de mim uma espécie de gosma que me impedia de andar adiante.... Mesmo com todo esse sofrimento e dificuldade, eu me arrastava passo a passo... E FUI....

CHEGUEI LÁ, no Velloso, sozinha. E a sensação de angústia, medo, ansiedade continuava... Mas, dia após dia, enfrentei esta situação, até que desapareceu todo o medo e receio....

ENTÃO, MEUS QUERIDOS LEITORES, EU PERCEBI O ÓBVIO: NÃO TINHA MEDO DE SAIR DE CASA SOZINHA, TINHA MEDO DO MEU PAI.....

hahahahahahaha... 

TODO MEDO tem uma razão de ser.... Todo medo é explicável, e nós não adquirimos medo senão em razão dos outros que nos provém desde o princípio. E PRINCIPALMENTE, A CRENÇA QUE TEMOS NAQUILO QUE NOS É DITO, EM SE TRATANDO DE UMA AUTORIDADE.

Precisamos aprender a questionar a AUTORIDADE, e verificar o grau de sensatez, o valor de realidade daquilo que nos é ordenado por terceiros, como regra, e como valor a ser seguido.... 

HOJE, não sinto absolutamente medo de nada, vivo sozinha há muitos anos,  frequento todo e qualquer lugar, converso com todo tipo de gente, e cada vez mais me é agradável  o relacionamento humano e a convivência.  Os problema me aparecem de fora, do exterior, e são solucionáveis. Não tenho mais a sensação de um problema interior, ou algo que está não resolvido em mim. 

E É PRECISO MUITA CORAGEM PARA TAL.... MAS NADA É IMPOSSÍVEL. Tudo aquilo que vivemos nesta vida, são possíveis. O medo irracional que uma pessoa possa sentir, é  nada mais do que uma  crença que não suporta contrariedade.... 

E o mais importante de tudo isso, é a disposição da pessoa para assumir a dificuldade, aceitar o problema, e encontrar uma solução. A HONESTIDADE CONSIGO MESMO.






Comentários

Postagens mais visitadas