A CORPORAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL E A INCORPORAÇÃO - DENISE FRANÇA



CURITIBA, 26 DE MAIO DE 2012.

A PROPÓSITO DE TUDO O QUE JÁ FOI DITO SOBRE A POLÍCIA CIVIL:


Eu digo:  A DESPEITO DE TUDO O QUE JÁ FOI DITO: EXISTE A CORPORAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL E EXISTE A INCORPORAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL.

Como muitas pessoas sabem, eu sou filha de um GUARDA CIVIL, que trabalhou na SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PARANÁ, há muitos anos... Agora este homem tem 83 anos, e o nome dele é JABES CORRÊA DE FRANÇA. O salário dele não passa de R$ 2.800 reais.... Durante o dia ele trabalhava na Segurança, e a noite dava aulas, professor de Letras e Inglês.  No ano de 1966, foi para os ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, fazer um curso na ACADEMIA INTERNACIONAL DE POLÍCIA, e lá ficou uns 6 meses, mais ou menos. Eu nasci em 1965. 
Acreditem, aprendeu muitas  coisas, tem uma pasta cheia de cursos e certificados (que provavelmente não foram aproveitados...). Mas quando ele voltou ao Brasil, a  Guarda Civil foi extinta,  não aproveitaram nada do conhecimento obtido na ACADEMIA INTERNACIONAL DE POLÍCIA, para melhorar a qualidade dos demais policiais... Infelizmente, desde aquela época, a policia, ou a guarda, estava submetida ao Poder do Estado, ou seja, aos critérios, mandos e desmandos  da Política vigente...

Sempre foi assim, o funcionamento da legislação, e a politicagem, impedem que a Instituição ganhe em qualidade e aprimoramento.... Meu pai entrou com uma ação no Tribunal de Justiça para reaver algumas questões, O PROCESSO ATÉ HOJE ESTÁ PARADO, NÃO FOI VISTO E NEM REVISTO, ESTÁ LÁ. Ele sempre liga para o Tribunal de Justiça, e NADA. NADA. A resposta é esta: NADA. Meus Deus, isso faz anos, muitos anos... Coitado, mas a esperança é a última que morre, não é mesmo?!

Então, na minha família, além do meu pai, meu irmão é PAPILOSCOPISTA, e minha prima, já aposentada,  trabalhava no IML, como perita criminal, além de ter trabalhado anos como secretária no SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS... 
Meu pai queria muito que eu entrasse na Polícia Civil, quando eu tinha 18 anos. Fui até o IML, a pedido dele, para começar a trabalhar em retratos falados. Mas, já naquela época também, quem entrava antes, era quem tinha QI., quem indique. E no meu lugar foi escolhido um rapaz, filho de um senhor que já trabalhava ali, um tal de Coutinho...
Pois bem, quer queiramos ou não, as crianças, e a família, fazem parte desta CORPORAÇÃO. Ou seja, nós INCORPORAMOS o trabalho dos nossos pais. Desde criança, sem meu pai saber, eu sempre estudei tudo o que ele estudava e lia. Eu era assim. Todo livro que ele abria, eu abria. Vivia em cima do guarda-roupa no quarto dele, fuçando a mala que ele trouxe dos Estados Unidos, onde haviam apostilas e outros materiais referentes à polícia. Lembro-me que eu pegava livros TÉCNICOS relativos à perícia criminal e lia, esses livros eram complexos, tinham mais de 200 páginas.... Livros ótimos, que todo policial deveria ler....  E eu lia todo esse material, sem o meu pai saber:  hahahahaha. A curiosidade infantil leva à aprendizagem...  
E eu me lembro,  nós dois, meu irmão junto comigo, fuçamos no revólver que havia em casa, um revólver calibre 38.  Era perigoso, mas isso aconteceu... Meu pai escondia as balas em outro lugar, incerto. E um dia, deixou de usar o revólver. As algemas, a gente também brincava com elas...
Eu me lembro de pequena, usava os livros que havia aqui em casa como banquinho. Ficava sentada, e folhando as páginas, lendo o que entendia, ou observava as figuras... Havia muitoooooosssss livros. 
Até latim. Me interessava o latim também.... 
E meu pai dava aulas de inglês para a gente, quando voltou dos Estados Unidos. Tinha um quartinho, com um quadro preto, e nós três, eu, meu irmão, e minha irmã, tínhamos aulas de inglês. 
Não tem como ser diferente, as coisas são assim. AS CRIANÇAS APRENDEM, APRENDEM MESMO, AQUILO QUE OS PAIS FAZEM.... FAZ PARTE, E ISSO CHAMA-SE IDENTIFICAÇÃO, INCORPORAÇÃO... 

Brincávamos de DELEGACIA, aqui no porão de casa.... E até pouco tempo atrás, quando meus sobrinhos eram crianças, a DELEGACIA nunca fechou. Eles também gostavam de brincar de Delegacia, de Bandido e mocinho....  Aprende-se com essas brincadeiras. E, A DELEGACIA PERMANECE ABERTA AQUI, NO PORÃO DE CASA, ONDE É O MEU QUARTO. hahaahahaaha...
Isto não é uma metáfora, é um FATO. A família vive e está dentro do serviço e trabalho dos pais.... Incorpora coisas, se identifica com outras, e muitas vezes, segue a CARREIRA DOS PAIS...

CONHECI O DELEGADO RECALCATTI, porque eu quis.  Quando frequentei a ESCOLA DE GOVERNO do ROBERTO REQUIÃO, fiquei com a vontade de prestar um serviço a ele, de alguma maneira, mas não sabia como.... Lá conheci o Delegado Maurílio Alves, e ajudei na campanha para Vereador. Coincidentemente, ACASOS NÃO EXISTEM,  o Delegado Maurílio Alves era amigo de um ex-namorado, Righetto. E então, coincidentemente, ACASOS NÃO EXISTEM, o DELEGADO RECALCATTI  era o chefe da DELEGACIA DE FURTOS E ROUBOS, onde o Righetto era investigador... hahahahahahaaha. Conheci o DELEGADO RECALCATTI em razão do livro que ele escreveu: SEQUESTRO, MODUS OPERANDI, fiquei curiosa para saber o que tinha escrito, e fui atrás dele e fiz amizade... 

(JÁ NO PRIMEIRO CONTATO COM O DELEGADO RECALCATTI, PERCEBI O HOMEM HONESTO, TRABALHADOR, APAIXONADO PELO QUE FAZ, SIMPÁTICO, E MUITO MAIS.... Posteriormente, conheci a mulher do Delegado Recalcatti, LEONICE, PESSOA SENSACIONAL... Isso não é puxa-saquismo, é verdade. Caso contrário, não seria amiga dele.... Só um detalhe, a primeira vez que vi o Delegado, foi no dia 7 de setembro, no Centro Cívico, olhei e vi. Encontrei ele. A mulher dele, eu conheci no ano seguinte, no mesmo lugar onde estava, hahahahhaa, ela olhou para mim e disse: "você não é a Denise, que faz os vídeos???"... hahahaha. Exatamente no mesmo lugar.  E, quando fui visitar o Delegado que estava se recuperando de uma cirurgia, procurando a casa dele, olhei um rapaz, e fui perguntar a rua onde ele morava: Você sabe onde fica a rua tal, onde o Delegado mora??? E o cara disse: Eu sei, sou o filho dele....    hahaahahahahaha.).  ME FALEM DE ACASO, SENHORES....

O ACASO NÃO EXISTE.  E foi assim que eu começei, junto ao DELEGADO RECALCATTI, produzir e elaborar vídeos a propósito de questões particulares à SEGURANÇA PÚBLICA, e ao TRABALHO DA POLÍCIA CIVIL. Faço isso até hoje, e quanto mais estudo e pesquiso sobre essas questões, mais gosto...

 NÃO CONFUNDAM AS PESSOAS QUE FAZEM MAL USO DAS SUAS FUNÇÕES DENTRO DA POLÍCIA CIVIL, E O FATO DE QUE AS PESSOAS DA FAMÍLIA TAMBÉM VIVEM O TRABALHO DO POLICIAL CIVIL, INTEGRANTE DA FAMÍLIA.  

A CORPORAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL PRECISA DESTA "INCORPORAÇÃO", DA QUAL NÓS, MEMBROS DA COMUNIDADE PRECISAMOS ABASTECÊ-LA DE COISAS POSITIVAS E PRODUTIVAS, INCENTIVO, E  CRÉDITO PARA QUE ELES, OS POLICIAIS SE SINTAM VALORIZADOS EM SEU TRABALHO....

Comentários

Postagens mais visitadas