PENITENCIÁRIA FEMININA DE PIRAQUARA - DENISE FRANÇA


CURITIBA,  24 DE ABRIL DE 2014.




PORTA: COMISSÃO DE ÉTICA E JUSTIÇA
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ

Já faz algum tempo que não escrevo para este meu blog. O tempo é escasso, depois que entrei na PUC.
Esta foto da porta de comissão e ética, vejam vocês, estava no meu celular desde o início deste ano. 

As duas portas se correlacionam entre si:  a porta de entrada da PENITENCIÁRIA FEMININA DE PIRAQUARA e esta outra aqui. Participo da Pastoral, e estamos trabalhando nesta penitenciária há algum tempo.

Mas fazem muitos anos que penso em conhecer os Presídios e Hospitais Psiquiátricos. Por que???

Em razão das paredes altas, dos muros que os separam da cidade. O que podemos ver, o que sabemos sobre isso?

O que sabemos sobre AS LIMITAÇÕES HUMANAS, SOBRE O CONTROLE, SOBRE O EXÍLIO, SOBRE A SOBREVIVÊNCIA NESTES LUGARES, SOBRE-O-NOME, SOBRE OS PORTAIS?

Conheci o outro lado. 

... se começo a delimitar este texto pelas circunstâncias, fatos, pelas informações, pelos fósseis do que se encontra abaixo de ambas Penitenciárias, a feminina e a masculina, uma de frente para a outra, ou...

....ou, poeticamente , a metáfora me facilitará nas imagens destas sensações.

Eu sonhei com um vasto corredor. Olhava-o e só havia escuridão, não sabia a sua extensão, e nem o seu fim. Acordei. 

Tirava uma foto de um Frei Capuchinho, quando de repente, a porta que estava as suas costas se abriu. E eu  vi, através da câmera de minha máquina, um vasto corredor atrás do Frei. Um corredor a me convidar: entre.

Entrei na PUC, da mesma forma, através do PORTAL 2, um vasto corredor. Caminhava e olhava, como é grande....

Atravessei o PORTAL DA PENITENCIÁRIA DE PIRAQUARA e vi:: um jardim, pinheiros, logo à frente o prédio da Penitenciária, e ao lado, a creche.

SIM, eu vi as mães e crianças, bebês de colo.

O rostinho daquela criaturinha linda... no segundo dia, ela me reconheceu, anjo pequeno, com suas asinhas...

As crianças de PIRAQUARA, são lindas.

O AMOR não CRIA PAREDES, nem condomínios, nem lixos, nem nichos, transcende o efêmero espaço das LIMITAÇÕES.

PORQUE A COMISSÃO DE ÉTICA E JUSTIÇA, ESTÁ SITUADA ONDE NÃO EXISTE NEM ÉTICA E MUITO MENOS JUSTIÇA???




















Comentários

Postagens mais visitadas